Os Géneros Literários
Composição Literária
Literatura, a palavra deriva do latim littera, que significa letra. A literatura, que se define como a arte que utiliza a palavra como meio expressão, é anterior à invenção da escrita. Inicialmente, a literatura foi oral, as obras eram cantadas ou recitadas e só mais tarde foram apresentadas por escrito. Durante muito tempo, o termo literatura foi empregue para fazer referência a tudo o que estava escrito, sem distinção dos conteúdos. Mais tarde, o significado de obra literária restringiu - se à obra de imaginação composta segundo um determinado estilo.
O escritor para alcançar a beleza, usa vários recursos estilísticos ou literários que estão presentes tanto no verso como na prosa. Entre eles destacam - se:
- Comparação - Consiste em estabelecer uma relação de semelhança por meio da conjunção (como) ou de outra expressão equivalente.
- Metáfora - Recurso que assenta na substituição do nome de uma coisa pelo de outra, semelhante em algum aspeto.
- Hipérbole - Consiste no exagero da realidade mediante o aumento ou diminuição excessiva das suas caraterísticas.
- Hipérbato - Consiste na alteração da ordem normal das palavras numa frase.
- Personificação - Consiste na atribuição de qualidades humanas a outros seres.
- Paradoxo - Expressão que surpreende por constituir uma contradição, ou seja, o oposto.
Géneros Literários
Da mesma forma que um pintor esboça as linhas fundamentais de um quadro, o escritor seleciona previamente a forma mais adequada para os seus propósitos. Estas formas são os géneros literários. O género literário é um modelo a seguir pelo autor: no seu trabalho, o autor deve ter em conta as técnicas expositivas, a estrutura, os modelos formais e de conteúdo que caraterizam o género que escolheu.
Tradicionalmente, os géneros literários são três: o Lírico, o Épico ou Narrativo e o Dramático. Esta classificação depende da presença da "voz" do autor no texto.
Género Lírico
O género lírico manifesta o mundo subjetivo do autor: expressa sentimentos e estados de ânimo sobre temas íntimos ou emoções. O meio de expressão da lírica é o verso. Compreende quatro formas principais:
- Ode - Composição de assunto elevado em que se faz a exaltação de uma pessoa ou de uma coisa.
- Elegia: Composição que expressa a dor diante de uma desgraça individual ou coletiva.
- Écloga - Composição em que o poeta expressa os seus sentimentos amorosos através da intervenção de pastores.
- Sátira - Composição que censura vícios ou costumes.
Género Épico ou Narrativo
É o género no qual o autor narra uma história e dá voz aos personagens. Pode ser composto em verso ou em prosa.Os géneros épicos mais importantes em verso são a epopeia, as canções heróicas e o poema épico. Em prosa, os mais importantes são o romance e o conto. A epopeia narra as ações dos heróis míticos e, normalmente, inclui as crenças próprias da época, como epopeia temos: a Ilíada de Homero e a Odisseia também de Homero.
As canções heróicas, caraterísticas da Idade Média, relatam os feitos de uma personagem histórica ou idealizada. O poema épico imita, desde o Renascimento, os escritores clássicos, como Virgílio. O romance é um relato fictício extenso e escrito em prosa. O conto é um relato breve, que pode ser popular ou culto.
Género Dramático
No género dramático ou teatral são as personagens que falam (não o autor). As obras deste género foram escritas para serem representadas em palco e abarcam todo o tipo de temas. Compreende a tragédia (que tem um desenlace doloroso), a comédia (que tem por objetivo provocar o riso do espectador e termina com um final feliz) e o drama ( que une elementos trágicos e cómicos).
Existem géneros dramáticos de menor importância, nomeadamente peças cómicas breves que se incluem no ínicio, no meio ou no final de uma obra maior, ou outros, como é caso do auto do sacramental - uma representação alegórica sobre um dogma religioso.