Cidades do Mundo
Neste post irei abordar cidades de vários países do mundo desde do Paquistão até Colômbia, e claro, explicarei um pouco da cidade.
Lyon, França
Segunda maior cidade do país (França), depois de Paris, na confluência dos rios Ródano e Saône. Lyon é um grande centro comercial e a sua bolsa, que data de 1506, é a mais antiga do país, é também considerada o centro gastronómico da França. As principais indústrias são a metalurgia, fabrico de automóveis, química e têxteis. Os edíficios históricos incluem a catedral, construída entre os séculos XII e XV, a Basílica de Notre Dame de Fourvière, concluída em 1894, e o Palácio de Saint-Pierre (1659-1685).
Andropov, Rússia
Cidade do rio Volga no extremo sul da albufeira de Rybinsk. Anteriormente chamada Shcherbakov e depois Rybinsk, recebeu em 1984 o nome do presidente Yuri Andropov (1918-1984). Possui indústrias metalomecânicas, de construção naval, maquinaria para madeiras, produtos alimentares e couros.
Cerro de Pasco, Peru
Cidade andina situada a 4350 m de altitude e 160 km a nordeste de Lima. Foi fundada em 1771 como povoação mineira da prata, mas atualmente os depósitos de cobre, zinco, bismuto e tungsténio fizeram dela o maior centro mineiro do país. Em 1965, foi criada uma nova cidade, San Juan de Pampa, distante dela 2 km, para responder ao crescimento.
Pafos, Chipre
Cidade costeira do sudoeste que tornou-se num importante centro turístico, atualmente possui um aeroporto internacional para servir as zonas turísticas no ocidente da ilha. Pafos é rica em vestígios arqueológicos, incluindo uma villa romana do século I - a Casa de Dionísio, o Deus grego do vinho, com um notável pavimento de mosaico, um teatro romano e paredões romanos junto ao mar, uma fortaleza bizantina e os chamados Túmulos dos Reis, escavados na rocha entre 1600 e 1050 a.C.
Austin, Texas, Estados Unidos da América
Capital do Texas, na parte central do sul do estado, cerca de 370 km a oeste e ligeiramente para norte de Houston. É o centro das trocas comerciais de uma vasta região agrícola e de criação de gado, e nela se situa o principal campus da Univeresidade do Texas.
Londres, Inglaterra, Reino Unido
Capital nacional e principal área metropolitana com 32 boroughs (bairros administrativos), estende-se por ambas as margens do rio Tamisa, um dos principais rios do Reino Unido.
No século XI, foram construídos um palácio real e uma igreja monástica (minster) a cerca de 3 km para oeste, no local que passou a ser conhecido por Westminster. O Big Ben, a London Eye, Tower Bridge são símbolos emblemáticos de Londres.
Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido
Capital da Irlanda do Norte, onde alguns bairros estão divididos entre grupos sectários . A cidade localiza-se na foz do rio Lagan. A construção naval desenvolveu-se durante o século XIX, quando foi melhorada a navegabilidade do rio Lagan e recuperadas grandes extensões de terra para a construção de vastos estaleiros, nomeadamente, os de Harland e Wolff. As indústrias metalomecânicas continuam a ter grande importância, sobretudo a da aeronáutica.
Dublin, Irlanda
Capital da Irlanda, em ambas as margens do rio Liffey, na costa oriental. Dublin é, em ampla medida, uma cidade do período Gregoriano. A Mansion House, a residência do Lord Mayor desde 1715, foi o local onde, em 1919, se proclamou a independência do país. A Leinster House, onde se reúne o Dail, ou Parlamento foi iniciado em 1744. A posição estratégica de Dublin, diante do Reino Unido, o seu porto, aeroporto e rede de estradas fazem dela o ponto fulcral do comércio e indústria irlandesa. Tem indústrias elétricas, metalúrgicas, alimentares e gráficas e o maior terminal de ligações de Ferry-Boats é a porta de entrada no país para a maioria dos turistas.
Cambridge, Inglaterra, Reino Unido
Cidade e condado do Leste do Reino Unido, com uma universidade de fama mundial que remonta à fundação do primeiro colégio, Peterhouse, em 1281. A cidade 80 km a nordeste de Londres é também um centro administrativo, mercantil e um local de transformação de produtos agrícolas e, mais recentemente, um centro de indústrias de computadores e outras tecnologias de ponta.
Oxford, Inglaterra,Reino Unido
Cidade e condado situado na bacia superior do rio Tamisa. Oxford situa-se a 80 km, a noroeste de Londres. A sua universidade é a mais antiga do Reino Unido remonta pelo menos o século XII, e possui uma das maiores bibliotecas do mundo, a Bodleian. As suas belas faculdades, os colleges, a maioria de pedra cor de mel, estão espalhadas pela zona central da cidade, na qual, a cada passo, surgem tesouros arquitetónicos. O subúrbio industrial de Cowley produz automóveis.Stratford - Upon- Avon, Inglaterra, Reino Unido
Cidade inglesa do condado de Warwickshire a 40 km a sudeste de Birmingham. Terra natal do poeta William Shakespeare foram preservadas a casa onde nasceu, a escola que provavelmente frequentou e a casa da família de sua mulher, Anne Hathaway, situada na vizinha cidade de Shottery. O Memorial Theatre, que se ergue à beira rio Avon, possui em repertório as 38 peças escritas por Shakespeare.
Arezzo, Itália
Cidade e província da Toscana a 60 km a sueste de Florença. No centro da cidade medieval encontra-se a Igreja de Santa Maria, um raro exemplo de estilo românico toscano não alterado, a Igreja de S. Francisco, estilo gótico possui frescos de Piero Della Francesca. A casa do poeta Petrarca, nascido em Arezzo, 1304, situa-se perto da catedral. O Museu Arqueológico foi instalado nas ruínas de um anfiteatro romano.
Florença, Itália
Capital da Toscana e um dos grandes centros artísticos do Mundo, está situada sobre o rio Arno e a cerca de 230 km para noroeste de Roma. Florença deu à Itália a sua língua, a sua arte e a sua filosofia. O nível da cultural da cidade desenvolveu-se sob o patrocínio dos Médicis (Família rica) nos séculos XV e XVI, com a revelação de artistas como: Giotto, Brunelleschi, Donatello, Boticelli, Miguel Ângelo. Ainda hoje, obras de arte ornamentam as suas praças, ruas e edifícios. A prosperidade atual de Florença apoia-se na diversidade das suas atividades económicas: bancos, editoras, universidade, turismo, alimentos e bebidas, têxteis, moda, artigos de couro, joalharia, mobiliário, metalurgia e mecânica de precisão.
Camberra, Australia
Capital nacional situada a cerca de 250 km a sudoeste de Sydney. A cidade foi planeada em 1911-1913 pelo arquiteto americano Walter Burley Griffin, e em 1927 o Parlamento Australiano mudou-se para Melbourne. A população da cidade octoplicou desde a década de 1950, quando os diplomatas estrangeiros e os departamentos do Governo Federal se transferiram para Camberra.
Sydney, Australia
A maior e mais antiga cidade australiana, é a capital do estado de New South Wales. Situa-se na magnífica baía a que o navegador inglês James Cook deu o nome de Port Jackson em 1770. Sydney foi fundada em 1788 por 1487 pessoas vindas do Reino Unido em 11 navios. Em 1973 foi inaugurado o Teatro da Ópera, com a sua cobertura em forma de concha, uma das principais atrações de Sydney. A cidade atrai milhares de turistas, que invadem as suas praias. Sydney, cujo o porto é o mais movimentado da Austrália, possui três universidades, depois da 2ª Guerra Mundial, adquiriu uma atmosfera cosmopolita, para o contribuiu o grande número de imigrantes vindos do Reino Unido, Itália, Grécia, Líbano e Sueste Asiático.
Sacramento, California, Estados Unidos da América
Capital do estado da Califórnia, cerca de 120 km a nordeste de S. Francisco. Desenvolveu-se a partir de um rancho onde foi descoberto ouro na década de 1840. Produz bens alimentares, equipamento de transporte, armas e sistemas de defesa.
Milão, Itália
A maior cidade industrial e comercial do país, situada a noroeste da planície do norte da Itália. Durante o período renascentista (séculos XIV a XVI) a sua reputação como centro artístico, cultural e político foi grande em toda a Europa. O centro histórico da cidade é medieval, circundado por áreas urbanas cada vez mais modernas. A Piazza Duomo define o ponto central da cidade, onde a catedral se ergue para o alto, numa explosão de pináculos e espirais. Foi no convento da Igreja de Santa Maria Delle Grazie, renascentista, construída entre 1466 e 1492, que Leonardo Da Vinci pintou o seu fresco, A Última Ceia.
Luanda, Angola
Capital e porto fundado em 1576 por Paulo Dias de Novais. O Forte de S. Miguel constitui ainda um marco histórico dos tempos coloniais. Atualmente, Luanda é um porto com muito movimento, com fábricas de produtos alimentares, papel, madeira e têxteis e uma refinaria de petróleo. A província do mesmo nome produz café, algodão, derivados da palmeira e sisal.
Cairo, Egito
Capital nacional e a maior cidade da África, na cabeceira da delta do rio Nilo, cerca de 160 km a sul do mar Mediterrâneo. É uma cidade cosmopolita, ruidosa, de trânsito congestionado, uma fervilhante encruzilhada do Oriente e do Ocidente. É uma cidade com dois corações. A cidade velha, a sul, é um enclave amuralhado de casas de pedra acasteladas em ruas estreitas e sinuosas, algumas sem pavimento, bazares apinhados tão antigos como a cidade e orações entoadas diariamente nas suas 400 mesquitas. Acima dela, no monte Moqattam, separando a cidade velha da moderna, ergue-se a Cidadela, uma fortaleza construída em 1117 d.C pelo sutão Saladino. A Universidade Al-Azhar, no Cairo, fundada em 972, é uma das mais antigas do Mundo.
Rabat, Marrocos
Capital nacional, situada no local de uma fortaleza do século X à beira do Atlântico, junto da foz do rio Bou Regreg. Fundada no século XII, manteve-se povoação sem importância até 1913, quando os franceses fizeram dela a capital, em substituição de Fez. A cidade antiga está rodeada por ameias do século XII e possui muitos souks (bazares) onde se vende uma larga gama de artigos de artesanato. Uma antiga mesquita em ruínas ergue-se sobre os túmulos, que ostentam belas inscrições em árabe e são rodeados por jardins.
Los Angeles, California, Estados Unidos da América
Cidade do sul da Califórnia distante cerca de 200 km da fronteira com o México. É o centro de uma das maiores áreas urbanas do Mundo, que se estende por grande parte da Califórnia Meridional e onde vivem mais de 12 milhões de pessoas. Só a cidade e a área metropolitana de Los Angeles propriamente ditas têm uma população suplantada no país apenas pela de Nova Iorque, embora não se possa considerar que Los Angeles tenha um verdadeiro centro, visto ser uma cidade quase totalmente constituída por subúrbios.
Los Angeles vive principalmente dos abundantes campos petrolíferos, da produção cinematográfica, centrada no subúrbio de Hollywood, da indústria aeronaútica e do turismo. É também um porto importante e possui várias universidades como: a UCLA e a Stanford.
Chicago, Illinois, Estados Unidos da América
Terceira maior cidade do país, depois de Nova Iorque e Los Angeles. Situada no estado de Illinois, na margem sudoeste do lago Michigan, é o nó dos transportes do país. É um importante porto dos Grandes Lagos e encontra-se ligada ao rio Mississippi por um canal de navegação e pelo rio Illinois, o seu aeroporto é o mais movimentado do Mundo. Chicago é conhecida como a Cidade do Vento e tornou-se tristemente célebre durante a Lei Seca, na década de 20, devido ao contrabando de álcool e à proliferação de gangsters, como Al Capone e Bugsy Moran.
São Paulo, Brasil
Cidade industrial e capital do estado do mesmo nome, cerca de 360 km a sudoeste do Rio de Janeiro e praticamente sobre o trópico de Capricórnio. Com a explosão da cafeicultura nos finais do século XIX, verificou-se uma imigração maciça: 1 milhão de pessoas oriundas da Itália, 500 00 de Portugal e Espanha e 250 000 do Japão. Esta atração magnética persiste na atualidade, com uma considerável migração interna, sobretudo do Nordeste do Brasil. À parte a sua proeminência industrial, o estado está à frente na produção de açúcar no Brasil - com o seu programa associado de aproveitamento do álcool de cana para combustível e criação de gado.
Natal, Brasil
Cidade e capital do estado do Rio Grande do Norte, na ponta nordeste do país. Foi fundada no dia de Natal de 1597 - daí o seu nome- e conserva ainda um belo forte do século XVI. A base experimental de foguetões do Brasil fica próxima, na Barreira do Inferno. Os habitantes do estado são chamado de Potiguares, comedores de camarão, segundo o nome índio da mais poderosa trio de índios tupis, que ocupava a área antes de surgirem os colonizadores europeus. Os principais produtos do estado são sal, cimento, mobiliário e algodão.
Rio de Janeiro, Brasil
Metrópole, porto e capital nacional de 1763 a 1960, ano em que a capital foi transferida para Brasília. Rio de Janeiro, ou simplesmente Rio, é uma das cidades mais espectacularmente localizadas no Mundo. Os portugueses, que descobriram o lugar no dia de Ano Novo de 1502, chamaram-lhe Rio de Janeiro por julgarem que a entrada para a vasta baía de Guanabara, em torno da qual se ergue a cidade, era a foz de um grande rio. Em nenhuma outra cidade brasileira são mais flagrantes os contrastes entre a riqueza e a pobreza da população. Aos magníficos subúrbios que orlam as praias de Copacabana e Ipanema, cujos nomes se têm tornado familiares pelo Mundo fora através de canções populares, sucedem-se as enormes favelas dos morros. O Rio possui magníficos museus, belos parques e Maracanã, o maior estádio de futebol do Mundo, com lotação para 205 000 espetadores.
É um centro financeiro, industrial e de comércio e uma importante atração turística. As suas principais indústrias incluem vestuário, mobiliário, produtos químicos, construção naval, vidro, produtos do tabaco e bens alimentares.
Doncaster, Inglaterra, Reino Unido
Centro de um dos mais produtivos campos carboníferos da Inglaterra, cerca de 28 km a nordeste de Sheffield, em South Yorkshire. É também um importante entroncamento ferroviário, com oficinas de construção e reparação de material rolante, e, desde 1776, é o lugar da realização das corridas de cavalos de St. Leger.
Bradford, Inglaterra, Reino Unido
Cidade do condado do West Yorkshire, a 50 km a nordeste de Manchester. É o centro do comércio inglês da lã desde o século XIX, e o seu passado próspero reflecte-se no grandioso edifício da Câmara Municipal, em estilo italo-gótico. Uma das suas numerosas e atualmente encerradas fábricas de lanifícios, Moorside, foi transformada em museu industrial. Possui uma universidade e a Igreja de S.Pedro, do século XV, foi elevada a catedral em 1919.
Wolverhampton, Inglaterra, Reino Unido
Cidade situada nas West Midlands, o chamado Black Country da Inglaterra, cerca de 20 kma noroeste de Birmingham. Começou por ser um povoado edificado em torno de um mosteiro do século X e desenvolveu-se muito no século XIX, transformando-se numa cidade carbonífera e manufatureira.
Málaga, Espanha
Porto e estância turística da costa meridional do Mediterrâneo. Produz materiais de construção, produtos alimentares, fertilizantes, têxteis, cerveja e vinho. Através de Málaga, exportam-se passas e frutos secos produzidos na província circundante, uma região de luxuriante vegetação subtropical onde ficam as estâncias de Fuengirola, Torremolinos e Marbella.
Valência, Espanha
Cidade à beira-mar e porto do litoral mediterrânico, com muitos edifícios medievais e renascentistas e uma das maiores praças de touros de Espanha, com 18 000 lugares sentados. Tem numerosas indústrias, incluindo as construções naval, equipamento ferroviário e produtos químicos. Exporto vinho e fruta produzidos na fértil província e região mais ampla do mesmo nome. Foi a capital de um reino mouro tomado pelo herói Cristão, El Cid, em 1094, arrebatado de novo pelos Mouros em 1099 e conquistado definitivamente pelos Cristãos em 1238.
Barcelona, Espanha
Porto marítimo e cidade industrial no norte da costa mediterrânica espanhola. Segunda maior cidade da Espanha, depois de Madrid, é reputada pela sua fascinante avenida central, Ramblas, com os seus livreiros, floristas e vendedores de pássaros em gaiolas. As suas atividades incluem têxteis, maquinaria, refinação de petróleo, produtos químicos, plásticos, produtos de couro e turismo. Exporta têxteis, maquinaria, vinho, azeite e cortiça.
Na cidade velha podem ver-se ruínas romanas, igrejas góticas do século XIV e palácios. Os bairros mais modernos são dominados pelos magníficos edifícios do escultuor-arquiteto espanhol Antonio Gaudí, que reflecte nos seus desenhos as formas de natureza, como, por exemplo, os sincelos ou pingentes de gelo. O edifício mais notável em Barcelona é a Catedral da Sagrada Familia, iniciada em 1883. A província de Barcelona é a mais densamente povoada e a mais industrializada da Espanha.
Vigo, Espanha
Cidade portuária e estância balnear da Galiza cerca de 15 km a norte da fronteira com Portugal. Tem indústrias de transformação de peixe, construção naval, refinação de petróleo e destilarias, manufaturando ainda produtos químicos, sabão e cimento.
Cagliari, Itália
Capital da Sardenha, situada na costa meridional da ilha. Ergue-se numa série de colinas baixas desprovidas de árvores e varridas pelos ventos. Fundada pelos Fenícios, possui um anfiteatro romano talhado na rocha. A oeste da cidade, um novo porto artificial serve uma vasta área industrial onde avulta a petroquímica. As salinas da cidade são as maiores da Itália.
Pisa, Itália
Cidade nas margens do rio Arno cerca de 70 km a oeste de Florença. Foi outrora um porto, mas atualmente dista 10 km do mar em virtude do assoreamento do estuário.
À sua famosa torre, de 55 m de altura e uma inclinação de 5º30', sobe-se por 294 degraus. A sua construção, iniciada em 1173, só ficou concluída mais de 200 anos depois, nos últimos anos, têm-se realizado obras para evitar ulteriores abatimentos nas fundações. Do cimo da torre, usado pelo cientista Galileu Galilei para efetuar as suas experiências sobre a gravidade, desfrutam-se belas panorâmicas sobre a cidade. O museu cívico tem um espólio fascinante de antigas esculturas e pinturas pisanas. Possui muitas igrejas românicas e góticas e palácios quinhentistas ricamente ornamentados, como o Palazzo dei Cavalieri. As indústrias de Pisa manufaturam vidro, metalomecânica, vestuário e produtos farmacêuticos.
Manchester, Inglaterra,Reino Unido
Cidade do noroeste da Inglaterra outrora abrangida pelo Lancashire e atualmente sede do condado de Greater Manchester. Foi um castro romano chamado Mancunium e tem uma catedral do século XV, mas a sua ascensão como uma das principais cidades do Reino Unido data do desenvolvimento da mecanização da indústria do algodão no século XVIII. Assim, esta região rural passou a ter cidades fabris espalhadas por toda a parte, como Bolton, Bury, Rochdale, Oldham e Blackburn.
Manchester é o segundo centro financeiro da Inglaterra, depois de Londres. Tem duas universidades e duas das melhores bibliotecas do país, Rylands e a Central Reference Library. Possui igualmente uma das mais famosas equipas de futebol da Inglaterra, Manchester United, e uma das suas orquestras mais conhecidas, Hallé.
Liverpool, Inglaterra,Reino Unido
Cidade portuária do noroeste de Inglaterra na margem norte do estuário de Mersey. Outrora integrada no Lancashire, é atualmente o principal centro do condado de Merseyside. Floresceu nos finais do século XVII e no XVIII com o comércio de escravos e açúcar e depois do algodão com o Novo Mundo e África.
As suas docas e cais estendiam-se ao longo de 12 km na margem norte do Mersey, enquanto na margem sul se desenvolvia a cidade de Birkenhead foram ligadas em 1934 por um túnel rodoviário de 4,8 km e por um segundo túnel, inaugurado em 1971.
Liverpool decaiu consideravelmente depois da 2ª Guerra Mundial. Tem duas grandes catedrais, sendo a católica romana uma obra-prima de conceção moderna, muitos edifícios públicos de notável porte e uma universidade. Para muitos, o maior renome de Liverpool deve-se ao grupo pop dos The Beatles, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, que aqui nasceram e iniciaram as suas carreiras no Cavern Club, na cidade.
Maribor, Eslovénia
Importante cidade industrial mas margens do rio Drava, na Eslovénia, junto da fronteira com a Áustria. Fundada no século X em redor de um castelo e de uma cidadela, prosperou com o comércio austríaco com Veneza. Modernamente, a sua produção industrial inclui automóveis, equipamento ferroviário, artigos de aço e metais não ferrosos, artigos de couro, tabaco, têxteis e produtos alimentares. Maribor é um centro turístico, com estâncias para esqui alpino e termas nos arredores. Em Ptuj, 24 km para sueste, ergue-se um belo castelo medieval, e nas cidades vizinhas de Ljutomer e Ormoz existem grandes adegas.
Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos da América
Cidade industrial do estado da Pennsylvania a cerca de 175 km do lago Erie. Data de meados do século XVIII e situa-se numa zonas de minas de carvão. No século XIX, era uma florescente cidade siderúrgica, tendo-se tornado conhecida como a Cidade do Aço sob a influência do industrial e filantropo Andrew Carnegie. Outras indústrias incluem metalomecânica e a fabricação de vidro, motores elétricos e produtos alimentares.
Houston, Texas, Estados Unidos América
A maior cidade do Texas, ligada ao golfo do México pelo canal navegável de Houston, de 80 km de extensão. Porto e centro de refinação de petróleo e petroquímico, Houston é também a sede da NASA e integra o Centro de Comércio Mundial.
Pietersburg, África do Sul
Cidade mercantil e centro de exploração mineira junto da Estrada Cabo-Cairo, no norte do Transval, cerca de 300 km a nordeste de Joannesburg. Em 1900, foi por breve espaço de tempo a sede do Governo das Repúblicas do Transval e do Estado Livre de Orange.
Joannesburg, África do Sul
A maior cidade do país, construída junto do local onde foi descoberto ouro em 1886. Em 100 anos, o acampamento mineiro de Joannesburg transformou-se numa cidade moderna, centro comercial e financeira da próspera região de Witwatersand. Ainda se procede aí à mineração do ouro, e montões esbranquiçados de escória das minas erguem-se como pequenas colinas ao longo do centro da cidade. Joannesburg produz também produtos químicos, bens alimentares, mobiliário, maquinaria, artigos de metal, produtos farmacêuticos e têxteis.
Matadi, Zaire
Capital da região do Baixo Zaire e porto do estuário do rio Zaire situado no limite até onde podem navegar os navios de grande calado. Construída numa encosta no sopé das montanhas de Cristal, foi fundada como entreposto em 1879 pelo explorador inglês Sir Henry Morton Stanley. Atualmente, é uma ativa cidade comercial e possui diversas indústrias, incluindo as de produtos farmacêuticos e tipográficos. A linha férrea Matadi-Kinshasa contorna as quedas de Livingstone, que começam acima de Matadi.
Matale, Sri Lanka
Cidade fundada pelos britânicos nas montanhas, 20 km a norte da cidade real cingalesa de Kandy. Cerca de 3 km para norte, fica Aluvihara, um antigo templo budista na rocha onde os monges continuam a transcrever em folhas de palmeira a história das encarnações de Buda.
Este empreendimento, que está a ser realizado há mais de 135 anos, destina-se a substituir um conjunto de folhas escritas em 43 a.C e destruídas acidentalmente em 1848 durante uma escaramuça entre rebeldes cingaleses e tropas britânicas.
Doha, Qatar
Capital, principal porto e centro comercial do Qatar. Cidade moderna e em expansão, os seus bairros receberam os nomes das velhas famílias tribais do país que para aí se deslocaram quando, em 1971, passou a capital. O velho porto de pesca é ainda utilizado pelos dhows (veleiros árabes de mastro único), ao passo que o novo porto escoa as mercadorias importadas e exportadas. Foi construída uma elegante estrada marginal e a cidade dispõe de um aeroporto internacional. Doha possui dois museus.
Dodoma, Tanzânia
Cdade cerca de 400 km a oeste de Dar Es-Salam e que substitui esta como capital em 1975 devido, em ampla medida, à sua localização central . Foi projetada para albergar cerca de 400 000 habitantes.
Plock, Polónia
Cidade cerca de 95 km a noroeste da capital, Varsóvia. Fundada no século X, conserva ainda uma catedral do século XII. Atualmente, as fábricas da cidade, construídas no pós-guerra, produzem géneros alimentícios e acessórios agrícolas e existem uma refinaria de petróleo e um complexo petroquímico abastecidos pelo petróleo proveniente da Rússia. Anualmente, em Junho, Plock organiza o Festival Nacional de Folclore e Arte Popular e uma feira onde se vendem as tradicionais esculturas de madeira, cerâmica e bordados.
Worcester, Inglaterra,Reino Unido
Cidade e antigo condado do oeste da Inglaterra, tendo este último sido integrado no condado vizinho de Herefordshire. A cidade localiza-se nas margens do rio Severn, cerca de 45 km a sudoeste de Birmingham. Tem uma catedral, construída entre os séculos XI e XIV. A cidade é famosa pela sua porcelana Royal Worcester e pelo seu molho Worcestershire.
Detmold, Alemanha
Cidade situada nos flancos setentrionais do Teutoburger Wald, cerca de 80 km a sudoeste de Hanover. O seu castelo do século XVI foi residência dos príncipes de Lippe, os senhores locais. Num monte 6 km a sul da cidade ergue-se um enorme monumento a Armínio (Hermann), um herói local que aniquilou três legiões romanas naquelas região em 9 d.C.
Detroit, Michigan, Estados Unidos da América
Cidade do estado de Michigan que por vezes é chamada a capital mundial do automóvel. Está situada junto do rio Detroit, uma das vias fluviais interiores mais movimentadas do Mundo, entre o lago Erie e o lago St. Clair, diante da cidade canadiana de Windsor. Detroit foi fundada em 1701, mas a sua importância estratégica em breve levou à sua rápida expansão. Atualmente, é a sede das empresas de automóveis General Motors, Ford e Chrysler e um ativo porto industrial. Grandes obras de reurbanização têm sido levadas a cabo, sobretudo nas zonas ribeirinhas, onde se situa o complexo de hóteis, escritórios e lojas do Renaissance Centre.
Paris, França
Capital de França e uma das mais belas cidades do Mundo. Desde os manequins das casas de alta costura às bailarinas de can-can dos clubes nocturnos, desde os boulevards arborizados do século XIX às ruelas do Quartier Latin, desde os valores artísticos do Museu do Louvre à vivacidade dos cafés-esplanadas, Paris é uma cidade de elegância e estilo. No século XX, a área metropolitana foi alargada até um raio de 30 km a partir da Île de la Cité, absorvendo aldeias, zonas residenciais de luxo e subúrbios mais modestos. Desde 1965 um plano geral tem orientado a construção de novas auto-estradas, de um sistema de linha férrea expresso, de cidades-satélites, centros comerciais suburbanos e muitas novas zonas residenciais.
Badajoz, Espanha
Cidade cerca de 320 km a sudoeste de Madrid, próximo da fronteira com Portugal. As suas indústrias incluem o fabrico de cerveja, a destilação e os produtos alimentares. Badajoz possui muitos vestígios romanos, incluindo dois aquedutos, e foi a capital de um reino mourisco no século XI. Em 1812, quando foi tomada aos franceses na guerra peninsular, sofreu devastações e pilhagens praticadas pelas tropas britânicas sob o comando de Sir Arthur Wellesley, posteriormente duque de Wellington. A província da Badajoz é a maior de Espanha.
Valladolid, Espanha
Cidade industrial cerca de 160 km noroeste de Madrid cujas principais indústrias são: equipamento ferroviário, automóveis, curtumes, farinhas, cerveja, têxteis e química. Nos séculos XVI e XVII, a corte espanhola esteve aqui instalada durante breves períodos, e o explorador Cristóvão Colombo faleceu na cidade em 1506. Entre os edifícios mais notáveis, incluem-se vários palácios reais, o enorme Mosteiro de S. Paulo, do século XV, e o Colégio de S.Gregório, a catedral, dos finais da renascença, e numerosas igrejas.
Tampa, Florida, Estados Unidos da América
Porto da costa ocidental do estado da Florida ao fundo da baía de Tampa. Tem uma grande produção de charutos, é o centro de uma região de culturas hortícolas temporãs e exporta fosfatos, para serem produzidos os adubos fosfatados.
Mobile, Alabama, Estados Unidos da América
Porto do golfo do México no Alabama. As principais indústrias são a construção naval, produtos químicos e transformação de bauxite.
Dover, Inglaterra,Reino Unido
Cidade do condado inglês de Kent a 105 km a sueste de Londres e que é o principal porto do canal da Mancha desde o tempo dos Romanos. Nas suas famosas arribas brancas erguem-se um farol romano, uma igreja saxónica e um castelo normando. Existem monumentos ao capitão Matthew Webb, que, em 1875, foi a primeira pessoa a atravessar o nado o canal, e ao aviador francês Louis Blériot, que, em 1909, foi o primeiro a realizar a travessia aérea.
Birmingham, Inglaterra,Reino Unido
A segunda maior cidade do Reino Unido, depois de Londres, situada no centro da Inglaterra Ocidental.
Dá-se-lhe frequentemente o nome de "coração da Inglaterra" e é a principal cidade dos West Midlands, que se prolonga para noroeste até Wolverhampton. O engenheiro James Watt fabricou as primeiras máquinas rotativas a vapor no Mundo, a fonte de energia da Revolução Industrial, em Birmingham na década de 1780.
Atualmente, a cidade possui uma lista quase infinita de indústrias, incluindo joalharia, armas de fogo, objetos de latão, botões, fio metálico, brinquedos e veículos motorizados. A manufatura do chocolate deu origem a um subúrbio inteiro, Bournville.
Apesar do declínio de muitas das suas indústrias mais antigas, a cidade continua a ser um dos principais centros comerciais e industriais do Reino Unido. Alberga o National Exhibition Centre, perto do aeroporto, e possui duas universidades e um instituto politécnico.
Dá-se-lhe frequentemente o nome de "coração da Inglaterra" e é a principal cidade dos West Midlands, que se prolonga para noroeste até Wolverhampton. O engenheiro James Watt fabricou as primeiras máquinas rotativas a vapor no Mundo, a fonte de energia da Revolução Industrial, em Birmingham na década de 1780.
Atualmente, a cidade possui uma lista quase infinita de indústrias, incluindo joalharia, armas de fogo, objetos de latão, botões, fio metálico, brinquedos e veículos motorizados. A manufatura do chocolate deu origem a um subúrbio inteiro, Bournville.
Apesar do declínio de muitas das suas indústrias mais antigas, a cidade continua a ser um dos principais centros comerciais e industriais do Reino Unido. Alberga o National Exhibition Centre, perto do aeroporto, e possui duas universidades e um instituto politécnico.
Worcester, Massachusetts, Estados Unidos da América
Cidade do estado do Massachusetts situada cerca de 60 km a oeste de Boston. Foi sobretudo um centro têxtil, mas atualmente fabrica também produtos químicos e instrumentos de precisão. Situa-se aqui a Universidade de Clark.New York, Estados Unidos da América
Cidade mais populosa do país, conhecida afetuosamente por Big Apple, e centro de uma conurbação que tem alastrado por áreas vizinhas do Connecticut e New Jersey, albergando 17,8 milhões de pessoas, uma das maiores, se não a maior, conurbação do Mundo. Situada na costa leste, começou por ser um entreposto da ilha de Manhattan, na foz do rio Hudson, em 1609. New York é o centro financeiro e comercial do país, o seu porto principal e importante centro fabril. Muitas outras atividades têm a sua sede na midtown de Manhattan, perto da extremidade sul de Central Park, ao passo que as indústrias pesadas se localizam nos pântanos recuperados ao rio. Contudo, algumas indústrias ligeiras, como a do vestuário, permanecem perto do centro da cidade, cujo famoso perfil é dominado por arranha-céus, como o Empire State Building, e, perto da Wall Street, as antigas Torres Gémeas, que foram sofreram um ataque terrorista, tendo sido construído nesse local um memorial a favor da vítimas do 11 de Setembro de 2001. A cidade é rica em centros educacionais e culturais, com diversas universidades e numerosos museus e a Broadway.
Phoenix, Arizona, Estados Unidos da América
Capital do Arizona, situada no centro do estado, cerca de 200 km a norte da fronteira com o México. É um centro turístico e possui indústrias de alumínios e aviões. A cidade possui também serviços de educação e segurança social orientados para os índios americanos.
Dallas, Texas, Estados Unidos da América
Cidade comercial do nordeste do Texas, cerca de 110 km a sul da fronteira com o Oklahoma. Partilha com a vizinha Forth Worth um dos aeroportos mais movimentados do Mundo. Dallas é um centro das indústrias de petróleo e eletrónica. O presidente John F. Kennedy foi assassinado nesta cidade, a 22 de Novembro de 1963.
Saint Louis, Missouri, Estados da América
Cidade do leste do Missouri nas margens do rio Mississippi, perto da confluência deste com o Missouri. No século XIX, serviu de importante escala aos comerciantes e colonos que se dirigiam para oeste, e continua a ser uma cidade de intenso comércio. Entre as suas indústrias, contam-se as dos automóveis, aviões, vestuário e cerveja. Os subúrbios de St. Louis prolongam-se pela margem oposta do rio no Illinois.
Memphis, Tennessee, Estados da América
Cidade banhada pelo rio Mississippi no extremo sudoeste do Tennessee, cuja área metropolitana se prolonga pelo Arkansas, na outra margem do rio. Como mercado algodoeiro, a cidade adquiriu proeminência na época dos barcos a vapor. Embora conserve muitas caraterísticas da era das plantações, a cidade é atualmente, para além da área mercantil, um centro industrial, comercial, universitário, agrícola e médico. Em Memphis, foi assassinado, em 1968, o Dr. Martin Luther King, Prémio Nobel da Paz e dirigente do movimento a favor dos direitos civis. Elvis Presley, estrela da música rock, nasceu em Tupelo, uma pequena cidade do Mississippi cerca de 150 km a sueste de Memphis, onde passou a maior parte da vida. A sua mansão em Memphis, Graceland, é hoje um museu dedicado à vida e música do cantor.
Topeka, Kansas, Estados Unidos da América
Capital do estado do Kansas, banhada pelo rio Kansas e situada cerca de 90 km a oeste de Kansas City. É um centro de reparação de equipamento ferroviário e tem indústrias metalomecânicas, gráficas e agro-alimentares.
Hannover, Alemanha
Capital da Baixa Saxónia, cerca de 100 km a sueste de Bremen. Foi a cidade dos eleitores de Hannover, um dos quais, Jorge I, neto do rei inglês Jaime I, veio a ser rei de Inglaterra em 1714. Atualmente, a cidade, além de ser um centro cultural, fabrica produtos químicos, têxteis, borracha e aço e realiza uma feira comercial todos os anos na Primavera.
Saint-Topez, França
Luxuosa estância de turismo do Mediterrâneo, com excelentes praias e marinas, a 100 km a leste de Marselha. Tem sido muito frequentada por artistas desde a década de 1890, principalmente pela sua luminosidade. A estância de Saint-Raphael fica a norte de Saint-Tropez.
Nice, França
Capital do departamento dos Alpes Marítimos, na Côte d'Azur, a 25 km da fronteira italiana. Foi anexada pela França ao reino da Sardenha em 1806, possuindo ainda um aroma italiano. A cidade velha, à volta do porto, é uma rede de ruelas estreitas e praças com mercados ao ar livre. A cidade nova espalha-se ao longo da praia da Baie des Anges e a famosa Promenade des Anglais, com os seus hotéis luxuosos, estende-se por mais de 6 km até ao aeroporto. O nacionalista italiano Giuseppe Garibaldi, que com os seus apoiantes de camisa vermelha ajudou a unificar a Itália, nasceu nesta cidade.
Bilbao, Espanha
Porto e cidade industrial do nordeste do paísa 11 km a sul do golfo da Biscaia, a que está ligada pelos canais do rio Nervión. Exporta minério de ferro, chumbo, vinho e é a capital da província basca da Biscaia.
Lugo, Espanha
Cidade do noroeste, cerca de 80 km a sueste da Corunha, com muralhas e torres romanas. Tem comércio de gado e indústrias de curtumes, moagem de cereais e têxteis. A província do mesmo nome fornece peixe e madeira.
Caracas, Venezuela
Capital e a maior cidade do país. Fundada em 1567, foi saqueada pelo almirante inglês Sir Francis Drake em 1595. É a terra natal de Simón Bolivar, o dirigente nacionalista do século XIX. Sob o seu comando, a Venezuela foi a primeira colónia a revoltar-se com sucesso contra o domínio espanhol. A cidade ergue-se numa série de vales cerca de 900 m acima do nível do mar e perto do seu porto, La Guaira, na costa do mar das Caraíbas. É dominada por auto-estradas, arranha-céus e vastos bairros de lata. Existem numerosos museus, incluindo a Casa Natal do Libertado, reconstrução da casa onde nasceu Bolívar. Os monumentos nacionais incluem o Panteão Nacional, onde Bolívar está sepultado. A catedral foi construída em 1614.
Os principais produtos industriais da cidade são os alimentares, o cimento, os plásticos, os automóveis, os químicos, os têxteis e o papel.
Havana, Cuba
Porto de mar e capital de Cuba e a maior cidade das Índias Ocidentais, situada na costa noroeste. Toda a área metropolitana forma a província de Ciudad de la Habana. O porto natural, um dos melhores do hemisfério ocidental, foi fortificado pelos espanhóis no século XVI. Havana exporta açúcar, produtos da indústria tabaqueira, café e frutos tropicais e escoa a maior parte das importações do país. As indústrias incluem a refinação de petróleo, o fábrico de charutos, os têxteis e fábricas de vestuário e embalagens.
Boston, Massachusetts, Estados Unidos da América
Porto e capital do estado de Massachusetts, cerca de 300 km a nordeste da cidade de New York e a maior cidade da Nova Inglaterra. Colonos ingleses desembarcaram aqui pela primeira vez em 1630, 10 anos depois de os Pilgrim Fathers terem fundado a vizinha colónia de Plymouth, e em 1632 Boston tornou-se a capital da Colónia da Baía de Massachusetts. Presentemente, Boston é o centro de uma conurbação que alastra para norte, penetrando na parte meridional do estado de New Hampshire. As suas indústrias de vestuário, calçado e têxteis, estabelecidas desde há muito, entraram em declínio e têm sido substituídas por uma extensa gama de indústrias mais recentes, incluindo a eletrónica. A cidade é um importante centro financeiro, económico e educacional e sede da Universidade de Harvard (a mais antiga dos EUA, fundada em 1636) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Newcastle Upon Tyne, Inglaterra,Reino Unido
Cidade do nordeste da Inglaterra no condado de Tyne e Wear a cerca de 400 km de Londres. Havia uma ponte sobre o rio Tyne no século II, quando os romanos construíram a Muralha do Adriano, cuja extremidade oriental ficava em Wallsend, atualmente um subúrbio de Newcastle.
Newcastle possui um espaçoso centro citadino do século XIX com belos edifícios e uma igreja medieval que passou a catedral. Tem também uma universidade, áreas industriais em ambas as margens do rio e ainda alguma construção naval. Talvez o mais interessante dos edifícios da cidade seja a estação de caminho de ferro, que nos vem lembrar que George Stephenson, o construtor da primeira locomotiva a vapor para uma linha de caminho de ferro, era originário desta região.
Cancún, México
Ilha minúscula de 22 km de comprimento no mar das Caraíbas, ligada ao México continental por uma estreita estrada. Quente e ensolarada, Cancún possui belas praias de águas límpidas, o que ajudou a fazer dela uma apreciada estância turística. As esplêndidas ruínas maias de Tulum e Xel-Ha situam-se nas proximidades.
Mérida, Espanha
Cidade situada 265 km a sudoeste de Madrid. Aqui existem duas barragens para irrigação construídas pelos romanos no século II d.C. e ainda hoje utilizadas. O único grande trabalho de beneficiação requerido pelas barragens em 1800 anos foi a renovação dos revestimentos de pedra, levada a cabo na década de 1930.
Algeciras, Espanha
Porto e estância de Inverno no extremo sul do país, com um grande comércio de exportação de cortiça extraída dos sobreirais da região. Originariamente, foi colonizada por espanhóis refugiados de Gibraltar, depois de este ter sido tomado pelos ingleses em 1704.
Kastoría, Grécia
Cidade situada numa península do lago Kastoría, na Macedónia, 221 km a oeste de Tessalonica. Foi sucessivamente ocupada desde 200 a.C por romanos, búlgaros, sérvios e turcos, que a transformaram num centro comércio de peles de urso, raposa e castor do Médio Oriente. Tem casas graciosas que datam do século XVIII, chamadas Archondika, e 72 igrejas bizantinas com frescos medievais, datando as mais antigas, Anargyroi e Varlaam, do século X. A aldeia próxima de Árgos Orestikón é famosa pelos seus tapetes de lã. Em Kastoría, realiza-se uma feira de peles em Março.
Creta, Grécia
A maior ilha da Grécia, no mar Egeu Meridional. Creta foi o centro da opulenta civilização minóicade 3000-1100 a.C. O seu grandioso Palácio de Cnossos foi escavado e restaurado. A ilha eleva-se de leste para oeste numa espinha dorsal de calcário que culmina no monte Ida, nas montanhas Brancas. A paisagem varia de gargantas inóspitas a planícies férteis, onde abundam as ervas raras e as orquídeas bravas.
Creta floresceu sob a ocupação veneziana, produzindo alguns dos melhores exemplares da pintura, poesia e teatro da Grécia medieval. Empobrecida sob o domínio turco, uniu-se à Grécia em 1912-1913.
Atenas, Grécia
Capital e a maior cidade da Grécia, na planície da Ática, junto do golfo Sarónico. É uma cidade ampla, movimentada e ruidosa, de altos edifícios de cimento armado e ruas atulhadas de automóveis em volta da majestosa tranquilidade da Acrópole. Atenas é hoje o maior centro financeiro, comercial e de comunicações da Grécia e um importante centro industrial, juntamente com o porto de Pireu.
Narvik, Noruega
Porto do norte da Noruega no fiorde de Ofot, a leste das ilhas Lofoten e Vesteralen. Narvik, que tem uma zona portuária livre de gelos, exporta minério de ferro proveniente das minas suecas em Kirunavaara e Luossavara. Uma linha férrea, construída antes da I Guerra Mundial, faz a ligação às minas, existindo também uma estrada para a Suécia. Em 1940, durante a II Guerra Mundial, o porto, que foi utilizado pelos alemães como base naval de abastecimento.
Nápoles, Itália
A terceira cidade do país, capital da região meridional e da província da Campânia, porto de mar e pólo de atração turístico, cerca de 185 km a sudoeste de Roma. A baía de Nápoles, com a sua beleza, e o vulcão Vesúvio, em atividade latente, proporcionam um belo cenário natural à cidade, na qual existem ainda alguns dos melhores museus do Mundo, bem como deprimentes bairros de lata e uma assustadora taxa de criminalidade.
As indústrias, espalhadas pela parte urbana ao redor de Nápoles, centram-se no aço, produtos químicos, vestuário, couro e produtos alimentares. Além de Nápoles, muitos turistas visitam locais próximos, como Capri, Ischia e Sorrento.
Hollywood, California, Estados Unidos da América
Subúrbio setentrional de Los Angeles, California. Há muito que é o centro da indústria cinematográfica do país, e mais recentemente da sua indústria de televisão. Não só se concentram aí os estúdios, como ainda grande parte das estrelas vive nos luxuosos subúrbios de Beverly Hills, a sudoeste.
Miami, Florida, Estados Unidos da América
Cidade do sueste da Florida separada do oceano Atlântico pela baía de Biscayne e uma franja de ilhas e línguas de terra. No decurso do século XX, transformou-se num centro industrial, financeiro e empresarial pelo qual passa um constante movimento aéreo e marítimo através do aeroporto internacional e do porto. Detém uma das mais altas taxas de criminalidade do território continental dos EUA, e devido à sua proximidade com as Caraíbas tem uma grande comunidade de exilados cubanos.
Plymouth, Inglaterra,Reino Unido
Porto e base naval cerca de 300 km a sudoeste de Londres, no condado inglês de Devon. Foi uma das bases de onde zarpou a frota inglesa para defrontar e derrotar a Invencível Armada em 1588 e o derradeiro ponto de partida dos Pilgrim Fathers para a América Norte em 1620. No vizinho Devonport, no estuário do rio Tamar, funciona um estaleiro naval desde 1691.
A cidade de Plymouth foi seriamente danificada pelos bombardeamentos durante a II Guerra Mundial, mas ainda subsistem partes do velho porto, incluindo a estátua do herói naval, Sir Francis Drake, cuja casa se situava na vizinha Buckland.
Glasgow, Escócia,Reino Unido
A maior cidade escocesa, banhada pelo rio Clyde, e o centro de região administrativa de Strathclyde. A origem da cidade foi uma catedral do século XII, no que é atualmente o extremo oriental, construída sobre as ruínas de uma igreja do século VI. A partir daí, a cidade não parou de crescer para oeste, seguindo o Clyde até ao mar.
A atual parte central de Glasgow conserva uma traça e aparência marcadamente oitocentistas, com a George Square e as City Chambers no coração de uma rigorosa quadrícula de ruas. Para oeste do centro, situam-se as opulentas áreas residenciais do século passado e as condizentes instituições culturais: a Universidade de Glasgow, o Jardim Botânico, o Pavilhão de Exposições Kevin Hall e o Museu de Arte, com uma excelente coleção de pintura britânica e europeia. Uma segunda universidade, a de Strathclyde, foi fundada em 1964.
Denver, Colorado, Estados Unidos da América
Capital do estado do Colorado, a 1610 m de altitude, imediatamente a leste dos contrafortes das montanhas Rochosas, cerca de 140 km a sul da fronteira com o Wyoming. Foi fundada durante uma corrida ao ouro em 1858. As indústrias da cidade incluem o fábrico de aeronaves, produtos químicos e eletrónica. Denver possui o maior centro de atividades governamentais fora de Washington, incluindo a Casa da Moeda.
Oslo, Noruega
Capital, maior cidade, porto mais importante e principal centro industrial do país, ao fundo do Oslofjord, na costa sueste da Noruega. As indústrias da cidade primitiva desenvolveram-se ao longo das margens do rio Aker, cujas sucessivas quedas de água podiam ser utilizadas para mover rodas hidráulicas. À volta delas, as casas dos trabalhadores, mercadores e funcionários do Governo espalharam-se pelos lagos,bosques e pântanos para o interior do porto. As manufaturas de Oslo incluem equipamento elétrico, artigos de metal, madeira, lacticínios, máquinas-ferramentas, produtos químicos, têxteis e navios.
Estocolmo, Suécia
Capital da Suécia, constituída sobre cerca de 20 ilhas e penínsulas que ladeiam o mar Báltico, desenvolveu-se em meados do século XIII em redor de uma ilha fortificada e protegida por estacas. A norte, grande parte da zona residencial e comercial, do século XIX, foi substituída pelos arranha-céus do Bairro de Hogtorget. As zonas suburbanas da cidade e os bairros mais modernos ligam-se à zona central de Estocolmo por metropolitano. A leste da cidade velha existe um grupo de ilhas cujos edifícios foram construídos com as fachadas viradas para os cais, onde vêm atracar barcos a motor, iates e, ocasionalmente, escunas. Também na ilha de Djuvgaden se preserva o passado marítimo da capital num museu onde se conserva o Wasa, um navio de guerra de 60 m de comprimento que se afundou no porto de Estocolmo ao partir para a sua viagem inaugural, em Agosto de 1628, mas que foi recuperado em 1961.
As ligações com a Finlândia são asseguradas por frequentes carreiras marítimas, e o principal aeroporto internacional situa-se em Arlanda, 40 km a norte da cidade.
As ligações com a Finlândia são asseguradas por frequentes carreiras marítimas, e o principal aeroporto internacional situa-se em Arlanda, 40 km a norte da cidade.
Bucareste, Roménia
Capital do estado romeno desde a sua criação, em 1862. É uma aprazível cidade de espaçosos parques, largas avenidas orladas de árvores, cafés e restaurantes de esplanada e elegantes edifícios públicos dos séculos XIX e XX. A principal artéria da zona é a a elegante Calea Victoriei (Rua da Vitória), construída em 1702.
Bucareste, que se situa junto de um afluente do rio Arges, foi fundada, segundo a tradição, no século XV por um pastor de nome Bucur. Em 1659, tornou-se a capital permanente da província otomana da Valáquia, substituindo a anterior capital, a cidade vizinha de Tirgoviste.
Na parte velha de Bucareste erguem-se as ruínas do Palácio de Principesco, do século XV, e a bela Curtea Veche (Igreja Velha), do século XVI.
Bucareste é o centro económico mais importante do país. As suas indústrias incluem centrais elétricas, instalações metalomecânicas e químicas, fábricas de produtos alimentares, têxteis e mobiliário.
Budapeste, Hungria
Situada nas margens do rio Danúbio, no norte da Hungria, a cerca de 40 km da fronteira com a Eslováquia, a capital nacional, com um quinto da população húngara, domina a vida cultural, educacional, política, económica, produzindo 40% das manufaturas do país.
A cidade está dividida em duas partes distintas: Buda, na margem ocidental do rio, e Peste, na margem oriental. Ambas se uniram numa única cidade em 1872. Várias pontes, completamente restauradas depois de terem sido destruídas durante a guerra, ligam Buda e Peste. A mais antiga, Ponte das Correntes, foi desenhada e construída pelos engenheiros britânicos William e Adam Clarke. A Ponte Margaret liga as duas margens à estância turística da ilha Margaret.
Praga, República Checa
Capital e a maior cidade do país. Ocupando sete colinas nas margens do rio Moldava, no coração da Boémia, foi fundada no século IX, quando a família dos príncipes Premysl se estabeleceu em Vysehrad, um penhasco junto ao rio ao sul da cidade moderna.
Têm-se estabelecido em Praga indústrias de produtos químicos, metalomecânica, artigos elétricos, alimentos, vestuário, cinema e produtos farmacêuticos. Os subúrbios construídos a partir de 1948, com grandes blocos de apartamentos, estão ligados ao centro por uma rede de metropolitano, aumentada na década de 1980.
Bratislava, Eslováquia
Capital da Eslováquia, situa-se junto do rio Danúbio, perto das fronteiras com a Hungria e a Áustria, e fez parte da Checoslováquia até ao fim da URSS, e também, da Hungria entre 906 e 1918. Foi-lhe então dado o atual nome, derivado de Bretislav, o fundador eslavo do século V. Afastados do centro da cidade, encontram-se subúrbio erguidos em data posterior a 1950, com indústrias químicas, de refinação de petróleo, de borracha, de artigos elétricos e metalomecânicas. Cerca de 16 km para norte está situada a aldeia de Stupara, com as ruínas de um campo fortificado romano nas proximidades.
Viena, Áustria
Antiga capital do poderoso Império Austro-Húngaro (1867-1918), é a atualmente a capital austríaca.
Viena, que se ergue na sua maior parte na margem direita do rio Danúbio, no nordeste da Áustria, é também um estado e a capital da Baixa Áustria. A cidade, dividida em 23 bairros, dispõe-se em dois vastos círculos em torno da cidade velha, onde se situam os principais edifícios históricos.
Ultimamente, Viena tem-se expandido ao longo da principal estada que liga a cidade ao sul do país. Construíram-se nesse local grandes complexos comerciais que rivalizam com o comércio da Mariahilferstrasse e as lojas tradicionais de Karntner Strasse e Am Graben.
Apesar de famosa pelas suas indústrias, incluindo as de vestuário, eletrónica, papel, química e cervejeira, a cidade é um dos maiores centros turísticos do Mundo. Viena é a capital da música, a pátria da valsa e de Johann Strauss, que aqui nasceu em 1825 e compôs mais de 400 valsas, entre as quais "O Danúbio Azul". Na Praça dos Músicos, no cemitério central, estão sepultados Beethoven, Brahms e Schubert.
Cleveland, Ohio, Estados Unidos da América
Cidade portuária e industrial do Ohio, na margem sul do lago Erie. Fundada em 1796, exporta carvão e minério de ferro. As suas variadas indústrias incluem aço e o fabrico de automóveis, a refinação de petróleo e os produtos químicos. Possui três universidades.
Hvar, Croácia
Ilha dalmática, rochosa e arborizada, situada diante das estâncias turísticas da Riviera de Makarska. Cobrindo 287 km2, é considerada a Madeira da Croácia e produz vinho, mel, uvas, azeitonas, figos, tâmaras e mármore. A cidade Hvar possui uma catedral barroca, um forte quinhentista e um mosteiro franciscano. Starigrad é o porto principal das ligações de ferry com a ilha.
Huelva, Espanha
Porto da costa atlântica sul cerca de 95 km a noroeste de Cádiz. Exporta cobre, ferro e manganés, explorados em minas da província adjacente, do mesmo nome. Também possui uma frota pesqueira de atum e sardinha. Cristóvão Colombo planeou a sua viagem de 1492 da descoberta para ocidente quando se encontrava no Mosteiro de La Rabida, situado nas proximidades.
Huesca, Espanha
Cidade de montanha cerca de 225 km a noroeste do porto mediterrânico de Barcelona. É um mercado de fruta, vinho e cereais e produz maquinaria agrícola, cimento, cerâmica, tecidos e couros. Na província circundante, também chamada Huesca, ergue-se, junto da fronteira francesa, o pico de Aneto (3404 m), o quarto mais elevado dos Pirenéus.
Pamplona, Espanha
Cidade próximo da extremidade ocidental da fronteira francesa. É famosa pela largada de touros de San Fermín, durante as festas de Julho.
Cabul, Afeganistão
Capital e maior cidade do Afeganistão, é também a capital da província de Cabul, na margem do rio do mesmo nome, a 190 km a oeste do passo de Khyber. Situada a uma atitude de quase 1830 m, domina os caminhos para norte e oeste. Por Cabul passaram várias invasões importantes, nomeadamente a de Alexandre Magno, no século IV a.C, e a do imperador indiano Babur, que em 1504 fez dela a capital do Império Mongol. Cabul é o centro comercial e cultural do Afeganistão. Os têxteis, o calçado, os acessórios para automóveis e a marcenaria são as principais manufaturas de Cabul.
Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos da América
Cidade na margem ocidental do rio Mississippi, centro empresarial, cultural, financeiro e industrial do Minnesota. A localização da cidade foi decidida pelas cataratas de Santo António, uma sucessão de rápidos com um desnível total de 25 m, que forneciam energia para as primeiras fábricas de moagem de farinha e estâncias de madeiras. Minneapolis confina com a sua cidade gémea, Saint Paul.
Pequim (Beijing), China
A capital do país é, em parte, um paradoxo: uma cidade imperial carinhosamente preservada por um governo comunista. Localizada no extremo noroeste da planície da China setentrional, é a antiga sede do governo e uma moderna cidade industrial e comercial. Pequim só se tornou sede de governo no século X d.C., quando os Khitans, povo mongol seminómada, fizeram dela o seu centro. A Grande Muralha da China serpenteia ao longo das montanhas, cerca de 80 km para norte. A estrada que conduz à muralha passa pelo Vale dos Túmulos Ming, que contém os imponentes mausoléus de 13 imperadores Ming.
Tóquio, Japão
Capital nacional e uma das grandes metrópoles do Mundo, uma vasta cidade próspera, superlotada e agitada onde a civilização japonesa se mistura com a ocidental. Aí se localizam os todo-poderosos ministérios, as sedes das grandes empresas, as universidades mais eminentes, teatros e museus nacionais e 1000 santuários. A cidade tem mais mais telefones do que todo o continente africano. Nos terrenos recuperados à baía de Tóquio construíram-se numerosas fábricas que produzem os mais diversos bens, que vão dos livos e material elétrico à maquinaria pesada.
Um dos principais templos budistas da cidade é o Sensoji, onde se venera uma pequena imagem de ouro de Kwannon, a deusa budista da compaixão. Segundo reza a tradição, a estátua teria sido retirada em 628 a.C., por pescadores das águas do rio Sumida, que banha a cidade.
Um dos principais templos budistas da cidade é o Sensoji, onde se venera uma pequena imagem de ouro de Kwannon, a deusa budista da compaixão. Segundo reza a tradição, a estátua teria sido retirada em 628 a.C., por pescadores das águas do rio Sumida, que banha a cidade.
Jacarta, Indonésia
Capital do país, situada na parte ocidental de Java e a cidade mais populosa do Sueste Asiático. A partir de 1621, altura em que era conhecida por Batávia, foi o centro do império comercial da Companhia das Índias Orientais Holandesas. O antigo centro da cidade apresenta elementos caraterísticos da arquitetura holandesa- pontes, praças agradáveis e interessantes edifícios públicos. Contudo, a cidade tem crescido a partir da zona central, estendendo-se por subúrbios rodeados de bairros de lata. As exportações principais são o chá e a borracha, tem fábricas de têxteis, fundições e serrações.
Ouenza, Argélia
Centro de produção de minério de ferro próximo da fronteira com a Tunísia, a 120 km a sul de Annaba por caminho de ferro. Juntamente com a vizinha Bou Khadra possui as mais antigas minas de ferro da Argélia, produzindo três quartos do minério do país, que é exportado através de Annaba.
Cardiff, País de Gales, Reino Unido
Capital do País de Gales, no condado de South Glamorgan. Originalmente forte romano da margem norte do canal de Bristol, tornou-se o maior porto carvoeiro do Mundo no século XIX. Atualmente, possui um esplêndido complexo de edifícios governamentais, um grupo de construções de obediência arquitetónica paisagística segundo um plano formal equivalente, em pequena escala, à capital indiana, Nova Deli. A cidade alberga ainda duas faculdades da Universidade do País do Gales, uma catedral na zona suburbana de Llandaff, bombardeada durante a II Guerra Mundial e entretanto reconstituída, um castelo e o estádio nacional de rugby, o Cardiff Arms Park, provavelmente, o coração emocional do País de Gales.
Melbourne, Austrália
Segunda maior cidade da Austrália e capital do estado de Vitória, atravessada pelo rio Yarra, ao fundo da baía de Port Phillip. Melbourne possui duas universidades modernas, Monash (1958) e La Trobe (1964). O centro da cidade, com um traçado em quadrícula, é dotado de amplas avenidas. O Jardim Botânico, fundado em 1845, ocupa 43 ha e contém mais de 12 000 espécies de plantas trazidas do Mundo inteiro.
Melbourne é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais da Austrália. Exporta trigo, lã, carne, fruta e lacticínios. Entre as suas indústrias, figuram a eletrónica, metalomecânica, fabricação de automóveis, metalurgia, produtos químicos, têxteis e alimentos.
Augusta, Georgia, Estados Unidos da América
Cidade portuária do estado da Georgia, nas margens do rio Savannah, que serve da fronteira com a Carolina do Sul. Fundada como base militar em 1736, é atualmente um mercado e um centro de manufatura de têxteis.
Toronto, Canadá
A maior cidade do Canadá e capital do Ontário, na margem norte do lago Ontário. É o principal centro industrial e comercial do Canadá e um importante porto de exportação de cereais, carne e gado. Tem indústrias de equipamento elétrico, ferro e aço, maquinaria agrícola e aeronaútica. A zona comercial, que se situa à beira do lago, é dominada por numerosos arranha-céus, um dos quais é o edifício mais isolado mais alto do Mundo. Trata-se da Torre CN, de 553 m de altura, que tem um restaurante giratório situado a 347 m. A população da cidade é composta por uma mistura de grupos das mais diversas origens, entre os quais se contam italianos, portugueses, gregos, chineses e polacos.
Albacete, Espanha
Cidade mercantil cerca de 225 km a sueste de Madrid onde se fabricam produtos químicos, sabão, facas e tesouras. No seu museu conservam-se bonecas romanas do século III, com membros articulados, encontradas na região. Na província circundante, com o mesmo nome, criam-se carneiros e produzem-se cereais, uvas e azeitonas.
Kells, Irlanda
Antiga cidade a 58 km a noroeste de Dublin onde S. Columba fundou um mosteiro no século VI que se tornou um refúgio para os monges de Iona. Tendo sido dissolvido em 1551, subsistem dele uma torre circular, cruzeiros e outras construções. O Book Of Kells, uma edição dos Evangelhos com iluminuras feita pelos monges no século VIII e um dos livros mais valiosos do Mundo, está guardado na biblioteca do Trinity College, em Dublin.
Ely, Inglaterra,Reino Unido
Cidade no Cambridgeshire a 22 km a norte e ligeiramente para leste de Cambridge. Situava-se primitivamente numa ilha e só podia atingir-se por barco ou por três estreitos passadiços. Deixou de ser ilha quando os Fens foram drenados. A sua catedral, construída com pedras transportadas por barco, é uma das mais belas da Inglaterra. Foi edificada em diversos estilos entre os séculos XI e XIV e possui uma singular torre octogonal. A King's School, anexa à catedral, foi fundada em 970.
Bath, Inglaterra,Reino Unido
Bela cidade do sudoeste da Inglaterra, junto do rio Avon, a 20 km a sueste de Bristol. Os subúrbios alcandoram-se nos montes íngremes que dominam o centro. Deve a sua fama aos romanos, que exploraram as nascentes termais e lhe chamaram Aquae Sulis, e aos empresários do século XVIII, que fizeram dela uma elegante estância balnear.
Apesar da forte oposição de grupos conservacionistas, parte desta cidade jorgiana tem sido demolido para dar lugar a novas casas e edifícios de escritórios, pois o vale estreito restringe a expansão. Contudo, grande parte permanece: os Balneários Romanos foram escavados, Sala das Bombas, renovada em 1796, confronta numa praça com a abadia dos séculos XV-XVI, e existe um museu do traje nos Assembley Rooms. Fora da cidade ergue-se uma universidade moderna.
Apesar da forte oposição de grupos conservacionistas, parte desta cidade jorgiana tem sido demolido para dar lugar a novas casas e edifícios de escritórios, pois o vale estreito restringe a expansão. Contudo, grande parte permanece: os Balneários Romanos foram escavados, Sala das Bombas, renovada em 1796, confronta numa praça com a abadia dos séculos XV-XVI, e existe um museu do traje nos Assembley Rooms. Fora da cidade ergue-se uma universidade moderna.
Stratford, Ontário, Canadá
Cidade a 160 km a oeste de Toronto onde se realiza, desde 1953, um famoso festival shakesperiano de Verão. É um importante centro de metalomecânica ferroviária.
London, Ontário, Canadá
Centro industrial e financeiro no sudoeste do Ontário, London foi planeada em 1793 para ser a capital regional, embora só tenha sido fundada em 1826. Em 1878, foi criada uma universidade. Tem fábricas de produtos alimentares, papel, locomotivas, têxteis e frigoríficos.
Tallahassee, Florida, Estados Unidos da América
Capital da Florida, situada no norte do estado, entre o golfo do México e a fronteira com a Georgia. O turismo e as indústrias químicas, do papel e da madeira constituem as principais atividades económicas.
Salt Lake City, Utah, Estados Unidos da América
Capital do estado do Utah e centro da igreja Mormón. O local, cerca de 22 km a leste do Grande Lago Salgado, foi escolhido em 1847 por Brigham Young, que conduzira os mórmones por mais de 1800 km, desde o Illinois e Missouri, através das montanhas Rochosas até à sua nova terra. A cidade desenvolveu-se em redor do templo e Tabernáculo Mórmones, com largas avenidas orladas de árvores e numerosos parques, e é atualmente um centro manufatureiro, cultural, comercial e turístico.
Baltimore, Maryland, Estados Unidos da América
A maior cidade do estado de Maryland, na baía de Chesapeake, cerca de 60 km a nordeste da capital nacional, Washington d.C. Foi fundada pela Assembleia Provincial em 1729 e desenvolveu-se como porto e centro de construção naval. Em 1830, foi nela construída a primeira estação ferroviária de passageiros do país. As indústrias de Baltimore incluem o aço e os produtos químicos. A cidade possui a catedral católica mais antiga do país, é sede da Universidade Johns Hopkins, criada em 1876, e tem ainda muitas casas e edifícios públicos de bela arquitetura que escaparam a um devastador incêndio que destruiu mais de 1000 edifícios da cidade em 1904.
Middlesborough, Inglaterra, Reino Unido
Cidade e porto na margem do rio Tees onde se trabalha o ferro e aço, 70 m a norte de York, fez parte do condado de New Yorkshire e pertence agora ao de Cleveland. Foi uma pequena aldeia até 1830, ano em que passou a ser servida pela linha férrea de Stockton e Darlington. Em 1870, graças ao transporte de carvão das minas do sul de Durham, à transformação do minério de ferro nas colinas de Cleveland, a sul da cidade, e à criação de indústrias de ferro e aço, a população tinha atingido 40 000 pessoas.
A cidade, que data do século XIX, com um traçado em grelha, está ligada a Stockton-on-Tees, uma cidade mercantil mais antiga, na outra margem do Tees, pela Transporter Bridge.
Edimburgo, Escócia, Reino Unido
Capital da Escócia, perto da margem sul do Firth de Forth. Escritores e visitantes há muito que esgotaram os adjetivos que qualificam a cidade: a majestade do castelo, a qualidade da vida cultural, até a aspereza do vento quando sopra do mar do norte.
O eixo da cidade velha é o chamado Royal Mile, que desce do castelo, passando pela Catedral de S.Gil, construída nos séculos XIV e XV, até Holyrood. A cidade nova fica para norte: data do século XVIII e princípios do século XIX e obedece a uma planta cuidada de ruas, praças e largos. O porto de Leith fica igualmente para norte. Arthur's Seat, colina de rocha vulcânica de 251 m, domina a cidade.
Bristol, Inglaterra, Reino Unido
Cidade do condado de Avon, outrora principal porto da Inglaterra Ocidental, a 170 km a oeste de Londres. Contudo, o rio Avon, junto do qual a cidade se ergue, é demasiado estreito para receber grandes navios oceânicos, e Avonmouth tornou-se o seu principal escoadouro.
Embora tenha sido gravemente danificada na II Guerra Mundial, Bristol é particularmente rica em igrejas antigas. A sua catedral remonta ao século XII e a Igreja de Saint Mary Redcliffe foi construída entre os século XII e XV. O subúrbio de Clifton possui uma ponte suspensa de 80 m de altura sobre a garganta do rio, a sua construção foi iniciada pelo engenheiro Isambard Kingdom Brunel e completada depois da sua morte. Vistas do rio, as casas da garganta, que datam os séculos XVIII e XIX, oferecem uma aparência mediterrânica. A Universidade de Bristol foi fundada em 1909. No subúrbio de Filton existe uma fábrica de aviões.
Cadiz, Espanha
Porto marítimo da costa atlântica meridional a noroeste do estreito de Gibraltar. Exporta xerez, sal, azeite e cortiça produzidos na província adjacente, que tem o mesmo nome. Uma das cidades mais antigas da Europa, Cadiz foi fundada em 1100 a.C. como entreposto comercial pelos Fenícios, oriundos do Médio Oriente. Floresceu com os romanos, que lhe chamaram Gades, mas entrou em declínio depois da queda de Roma, em 476 d.C. Reanimou-se depois da descoberta do Novo Mundo e tornou-se o centro do comércio espanhol com as Américas, apesar dos ataques ingleses. Em 1587, Sir Francis Drake incendiou aqui uma frota espanhola, e em 1597 o conde de Essex destruiu parcialmente a cidade.
Almería, Espanha
Porto antigo cerca de 275 km a leste e ligeiramente a norte de Gibraltar. Foi na Idade Média base de piratas mouros e, após a expulsão dos muçulmanos de Espanha, em 1492, foi construída no século XVI uma catedral que servia também de fortaleza contra os ataques dos mouros. A moderna Almería extrai sal e exporta uvas, ferro e chumbo da província montanhosa que tem o mesmo nome.
Granada, Espanha
Cidade e estância turística cerca de 195 km a nordeste de Gibraltar. É famosa pela sua arquitetura mourisca, designadamente a do magnífico Palácio de Alhambra, construído entre 1248 e 1354. A cidade possui também uma catedral do século XVI, com uma capela real onde estão sepultados os Reis Católicos, Fernando e Isabel. A moderna Granada fabrica têxteis, papel e licores. Importante pólo turístico, um dos principais atrativos da cidade é o flamenco, dançado pela comunidade cigana que vive nas grutas da vizinha serra de Sacromonte. A província de Granada produz cereais, canas de açúcar e tabaco.
Marselha, França
O primeiro porto do país e a terceira maior cidade, depois de Paris e Lyon, na costa mediterrânica a leste do delta do Ródano. O centro de Marselha é um emaranhado de vielas e ruas estreitas. Mais para o exterior, ficam as ruas largas e os edifícios modernos, entre os quais a Unité d'Habitation, um bloco de apartamentos concebido pelo arquiteto de origem suiça Le Corbusier e completado em 1952, sendo considerado um marco da arquitetura modernista.
O hino nacional da França, La Marseillaise, tem origem num corpo de voluntários marselheses que marcharam sobre Paris em 1792 para se juntarem à revolução contra o antigo regime monárquico e aristocrático. Ao entrarem em Paris, os marselheses entoaram a canção, cuja melodia e palavras empolgantes perduraram nos ouvidos do povo.
Birr, Irlanda
Cidade comercial de estilo jorgiano a 113 km a oeste e ligeiramente para sul de Dublin. Teve anteriormente o nome de Parsonstown, derivado da família dos Parsons, os quais vieram a ser condes de Rosse. Alguns membros desta família foram astrónomos notáveis, e o castelo, do século XVII, no extremo ocidental da cidade, guarda o tubo de um telescópio que quando foi fabricado, em 1845, era o maior do Mundo. O castelo tem sebes de buxo de 9 m de altura, com 200 anos e mais, que se julga serem as mais altas do Mundo.
Frankfort, Kentucky, Estados Unidos da América
Capital do estado do Kentucky, situada a norte, sobre o rio Kentucky, cerca de 60 km para sul da fronteira com o estado de Indiana. As atividades económicas principais são vestuário, calçado e Whisky.
Genebra, Suiça
Cidade no extremo ocidental do lago de Genebra, junto do local em que o rio Ródano eflui do lago. Genebra foi um dos principais focos da Reforma, tendo implantado politicamente as austeras teorias religiosas de João Calvino no século XVI. Em 1865, Henri Dunant fundou na cidade a Cruz Vermelha Internacional, e desde então Genebra tem sido um centro de organizações internacionais, como as Nações Unidas, e de negociações relativas à política, comércio, saúde, ciências e paz. Como centro de congressos, proporciona conforto de cinco estrelas num cenário magnífico, com um repuxo que sobe 145 m acima do lago. No cantão de Genebra, produzem-se uvas, outros frutos e legumes.
Foggia, Itália
Cidade cerca de 125 km a nordeste de Nápoles. Situa-se numa região rica em trigo, olivais e vinhas, a sua economia assenta nas indústrias alimentares.
Girona, Espanha
Cidade industrial a 88 km a nordeste do porto mediterrânico de Barcelona. Fabrica têxteis, produtos químicos, equipamento eletrónico e sabão e possui uma catedral do século XIV. A província do mesmo nome produz cereais, fruta e vinho.
Vichy, França
Estância termal cerca de 120 km a noroeste de Lyon. As suas nove nascentes termais são utilizadas desde o tempo dos romanos e fornecem atualmente a matéria prima de uma próspera indústria de águas minerais. As instalações onde a água é engarrafada estão abertas ao público. Em 1940, durante a II Guerra Mundial, a cidade foi a capital da zona meridional da França, que inicialmente não foi ocupada e a sede do governo do marechal Henri Phillippe Pétain.
Sem comentários:
Enviar um comentário