quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Glossário de História

Glossário de História


Regime Político - É o nome que se dá a um conjunto de instituições politicas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade.

Revolução Industrial - A Revolução Industrial teve início nos séc XVIII e XIX, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média, o artesanato era a forma de produzir mais utilizado (Trabalho Manual), na Idade Moderna tudo mudou. A Burguesia Industrial, ávida por maiores lucros,  menores custos e produção acelerada, buscou novas alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Com esta revolução apareceram novas fontes de energia: Electricidade e o Petróleo.

Revolução Agrícola - A Revolução Agrícola teve início no século XVIII, resulta na transformação da propriedade rural, na introdução de novas técnicas agrícolas, aumento da produção agrícola, melhorias na alimentação das populações e aumento da população, muito destas pessoas deslocaram - se para as cidades (Êxodo Rural).

Revolução dos Transportes - A Revolução dos Transportes começou em Inglaterra, pela utilização da máquina a vapor no barco e na locomotiva (Comboio). Através desta revolução foram extraídos factores favoráveis e desfavoráveis como os seguintes: Maior velocidade dos transportes de pessoas e mercadorias, maior transporte de alimentos e diminuição da fome, crescimento das cidades, aumento da criminalidade nas cidades e Aumento da emigração.

Capitalismo - É um sistema económico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Havia 3 tipos de capitalismo: Capitalismo Colonial, dinheiro feito com o comércio colonial, Capitalismo Industrial, dinheiro feito com as indústrias Têxteis e Metalúrgicas e o Capitalismo Financeiro, dinheiro que é depositado nos bancos é investido gerando mais dinheiro.

Burguesia - Classe social que surgiu na Europa, na idade média. A Burguesia é caraterizada por suas propriedades de capitais, sua relacionada "cultura" e a sua visão materialista do mundo.

Operariado - Conjunto de operários que trabalhavam nas fábricas.

Sindicato - Teve origem no fim do séc.XVIII e início do séc. XIX, durante a revolução industrial em Inglaterra. Sindicato foi criado para defender os direitos dos operários, e são normalmente, representados pelas diversas profissões existentes no mundo.

Socialismo - Surgiu no final do séc.XVIII, tendo o principal objetivo defender os operários. O Socialismo defende: Igualdade social, não havia diferenças sociais, coletivização dos meios de produção, deixa de haver patrões e empregados, e todos são donos das fábricas e a ditadura do proletariado, os operários passam a governar o país.

Realismo - Movimento Artístico surgido nas últimas décadas do século XIX, na Europa. Este movimento consistia na oposição ao Romantismo, era ligado à realidade e abordada temas sociais e um objetivo real.

Impressionismo - Movimento Artístico surgido na França, no século XIX, que criava uma nova visão conceitual da natureza. Pintores utilizavam pinceladas soltas dando o sentido de luz e movimento.

Arquitetura em Ferro - Nova Técnica de engenharia, surgiu devido à Revolução Industrial, em Inglaterra. Com esta técnica foram permitidas  o aumento de andares de edifícios, pois, estes eram revestidos em ferro e vidro, tornando as estruturas mais resistentes. 

Tratado de Tordesilhas - Este tratado foi assinado 1479, pelos portugueses e espanhóis, e estabelecia as seguintes condições: a divisão do mundo em duas partes, uma espanhola e uma portuguesa, a partir de um meridiano imaginário que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. 

Humanismo - Movimento cultural renascentista - filosófico, literário e artístico - que se interessa fundamentalmente pelo Homem, as suas caraterísticas e potencialidades. Apoia - se na cultura  clássica (Greco - Romana) que redescobriu e reinterpretou.

Individualismo - Corrente que defende para cada homem, a concretização das potencialidades e caraterísticas próprias e sobrevaloriza o papel do indivíduo na evolução das sociedades e da História.

Renascimento - Período da História entre os séculos XIV a XVI, surgido em Itália, este período foi marcado pela renovação de interesse pelo passado, mais propriamente, cultura clássica, no ramo da arte.

Heliocentrismo - É a teoria que defende que o Sol se encontra no centro do "Universo" e é a terra que se move, teoria defendida por Galileu, mas este teve recuar atrás por causa da Inquisição e Nicolau Copérnico.

Geocentrismo - É a teoria que defendia que a terra era fixa e que ocupava o centro do Universo, girado todos os astros à sua volta. Esta teoria foi defendida pelo Ptolomeu.

Teocentrismo - Corrente de pensamento e de conhecimento centrada na figura de Deus. Desenvolvida através de símbolos, de crenças, da fé e da religião.

Antropocentrismo - Corrente de pensamento e de conhecimento que explica o Mundo através das capacidades do Homem. Desenvolvida pelo Racionalismo e pelo Espírito Crítico.

Reforma Protestante - Movimento de protesto contra o Papa e a moral da Igreja Católica. Surgiu no século XVI com Martinho de Lutero, alastrando a toda a Europa, criando a maior divisão do Cristianismo e deu origem às igrejas protestantes hoje existentes.

Contra - Reforma - Movimento criado pelo Vaticano para combater o protestantismo, em prol da continuação da doutrina e os dogmas (princípios) da fé católica. Os seus poderes fiscalizadores foram reforçados pela Inquisição (Tribunal Eclesiástico) e o Index (Lista de Livros Proibidos).

Perspetiva - Arte de representar o espaço tal como se apresenta à vista, com tridimensionalidade e profundidade.

Sfumato - Técnica utilizada por Leonardo Da Vinci que consiste numa transição da Luz/Sombra tão gradual que tornava os contornos das formas quase imperceptíveis.

Modelados - É uma técnica utilizada na pintura para obter também a ilusão de volumetria, no desenho, este efeito é conseguido pelo o sombreado.

Velaturas - É uma técnica de pintura que assimula as transparências.

Antigo Regime - Expressão que designa o modo de vida caraterístico das populações Europeias durante os séculos XVI, XVII e XVIII, isto é, desde as descobertas marítimas até às Revoluções Liberais. Coincidiu  politicamente com as monarquias absolutas, economicamente com capitalismo comercial e socialmente com "Sociedade de Ordens".

Guerra dos 30 anos - Começou por ser uma rebelião entre protestantes e católicos. Acabou por se tornar uma guerra Europeia devido á intervenção da França e da Suécia, que pretendiam diminuir o poder da família dos Habsburgo.

Absolutismo - Regime Político caraterizado por uma monarquia em que o rei não está submetido a nenhum controlo e concentra em si todos os poderes. O seu poder é de origem divina.

Parlamentarismo - Regime Político em que os poderes executivo e legislativo estão nas mãos de uma assembleia constituída por representantes da sociedade.

Mercantilismo ou Capitalismo Comercial - É uma doutrina económica defendida por Colbert em França e Cromwell em Inglaterra. Consiste no reforço da intervenção do Estado na economia, de forma a acumular a maior riqueza possível em metais preciosos (Ouro e Prata). Por outro lado a balança comercial deverá ser favorável, com o valor das exportações superior ao das importações. Alguns estados praticaram o protecionismo ao lançar elevadas taxas sobre os produtos importados.

Sociedade de Ordens - Ordem social onde existem, de forma hierarquizada, três grupos bem definidos - Clero, Nobreza e Povo. Este tipo de sociedade foi mais forte nos regimes absolutistas.

Barroco - Estilo artístico correspondente ao século XVII e à primeira metade do século XVIII. Nasceu em Itália e difundiu - se pelos países católicos e mais tarde pelos protestantes. É o estilo do absolutismo e da contra - reforma. É caraterizado pela exuberância, pelo dramatismo, pela forte decoração traduzido num acumular de contrastes e formas.

Idade Contemporânea - Período da história que começou com a Revolução Francesa, em 1789, vindo até aos nossos dias.

Revoluções Liberais - Movimentações política militares, que em cada país, derrubaram o Absolutismo Monárquico e implantaram uma nova ordem política social do Liberalismo. Ocorreram entre o final do século XVIII e a 1ª metade do século XIX.

Liberalismo - Doutrina ou ideologia política centrada na defesa dos direitos e liberdades individuais, encarados como direitos naturais; deu origem a um sistema político  que marcou os estados europeus e americanos desde dos finais do século XVIII até século XX. Caraterizou - se pelas monarquias constitucionais  e repúblicas, pelo estabelecimento de sociedade de classes e pela liberdade produtiva e livre - concorrência.

Iluminismo - Valoriza o indivíduo pela sua inteligência ou razão. Defende que a razão humana, quando exercida em liberdade era o único meio para desvendar os segredos do Universo e construir o conhecimento sobre a Natureza, os homens e as sociedades. O conhecimento era o único meio para libertar a humanidade da servidão, dos preconceitos, dos erros e das injustiças. Era também o único caminho através da qual se poderia construir o progresso e o bem estar das pessoas, conduzindo - as à felicidade, considerada como um direito natural.



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

México

México

Informações Úteis

Capital: Cidade do México
Moeda:
Língua: Espanhol
Tipo de Governo:República Constitucional Federal (Sistema político pelo qual vários estados se unem formando um Estado Federal)
Fronteiras:
  • Norte - Estados Unidos da América
  • Oeste e Sul - Oceano Pacífico
  • Este - Golfo do México
  • Sudeste - Guatemala, Belize e Mar das Caraíbas
Estados:

  • Aguascalientes - Capital: Aguascalientes
  • Baja California - Capital: Mexicali
  • Baja California Sur - Capital: La Paz
  • Campeche - Capital: Campeche
  • Chiapas - Capital: Tuxtla Gutiérrez
  • Chihuahua - Capital: Chihuahua
  • Coahuila de Zaragoza - Capital: Saltillo
  • Colima - Capital: Colima
  • Durango - Capital: Durango
  • Guanajuato - Capital: Guanajuato
  • Guerrero - Capital: Chilpancingo de los Bravo
  • Hidalgo - Capital: Pachuca de Soto
  • Jalisco - Guadalajara
  • Estado do México - Toluca
  • Michoacán de Ocampo - Capital: Morelia
  • Morelos - Capital: Cuernavaca
  • Nayarit - Capital: Tepic
  • Nuevoleón - Capital: Monterrey
  • Oaxaca - Capital: Oaxaca
  • Puebla - Capital: Puebla
  • Querétaro de Arteaga - Capital: Querétaro
  • Quintana Roo - Capital: Chetumal
  • San Luís Potosí - Capital: San Luís Potosí
  • Sinaloa - Capital: Culiacán Rosales
  • Sonora - Capital: Hermosillo
  • Tabasco - Capital: Villahermosa
  • Tamaulipas - Capital: Ciudad Victoria
  • Tlaxcala - Capital: Tlaxcala
  • Veracruz - Llave - Capital: Xalapa
  • Yucatán - Capital: Mérida
  • Zacatecas - Capital: Zacatecas
  • Distrito Federal - Capital: Ciudad de México


População: O México é o 11º País mais populoso do Mundo,e  é o país mais populoso que fala a Língua Castelhana (Espanhol).

Geografia: O México é um país extremamente grande abrangendo 2 milhões de metros quadrados, sendo a assim o 5 º maior país das Américas, e 14º maior país a contar com os restante do Mundo.

Clima: O Trópico de Caranguejo, divide metade do país em zonas temperadas e tropicais. O México é um dos sistemas climáticos mais diverso do Mundo, devido a Norte as temperaturas serem temperadas, o inverno com temperaturas baixas (Forte caída de neve), enquanto no Sul as temperaturas são constantes todo o ano e variam com a altitude.
O México possui o Deserto Sonora, que chega atingir os 50ºC ou mais, este deserto estende - se até ao Estado do Arizona, nos Estados Unidos da América.

Personalidades Mexicanas:
Enrique Peña Nieto - é o atual Presidente do México
Frida Kahlo - foi uma grande pintora Mexicana
Diego Rivera - foi um pintor Mexicano
Salma Hayek - produtora e atriz Mexicana




História:

  • No século XVI, o Império Asteca que habitava no atual México, foi derrubado pelo Hernán Cortés, Conquistador Espanhol, e foi conquistada pelos os Espanhóis;
  • A 16 de Setembro de 1810, Guerra da Independência, guerra gerada pelos os colonos e mexicanos.
  • 31 de Julho de 1811, Padre Miguel Hidalgo e seus soldados foram fuzilados em Chihuahua, sucede Morelos que também veio a ser fuzilado, para por o fim a esta guerra, a Espanha concebe a Independência ao México através do Tratado de Córdoba.




sábado, 4 de janeiro de 2014

Quotes

Quotes 

"Só sabemos o valor da água quando o poço está seco" - Benjamin Franklin

"Provamos através da lógica, mas descobrimos a partir da intuição" - Henri Poincaré

"Unida na diversidade" - Lema da União Europeia

"A educação é a arma mais poderosa para mudar o Mundo" - Nelson Mandela

" I am the leader of my soul. " - Eu sou o líder da minha alma. 

"Being single doesn't mean that you're weak it means that you're strong enough to wait for what you deserve" - Niall Horan

"Life's the climb, but the view it's great" - Lucas Till 
"Follow your dreams" - One Direction 
"I always want to be, that kind of person... who didn't care what other people thought about them" - Harry Styles 
"Silence is a girls loudest cry you know she's hurt when she starts ignoring you" - Drake 

"What do you say when a girl cries?? Nothing, just hug her" - Drake

"Não se pode escrever um bom livro sem se ser malicioso" - Aldous Huxley

"O poeta é um verdadeiro roubador de fogo" - Arthur Rimbaud

"Portugal precisa de um indisciplinador" - Fernando Pessoa

"You love me and i love you. Your heart hurts well mine does too" - Drake

"I'm selfis, impatient, and a little insecure. I make mistakes, i am out of control and at times hard to handle. But if you can't handle me at my worst, then you sure as hell don't deserve me at my best" - Marilyn Monroe

" Imperfections is beauty, madness is genius and it's better to be absolutely ridiculous than absolutely boring" - Marilyn Monroe

"Não tenho mais nada para oferecer a não ser sangue, suor e lágrimas" - Winston Churchill

"I'd rather be a kid and play with paperplanes than be a man and play with a woman's heart" - Niall Horan

"Posso perdoar mas esquecer é outra coisa" - Napoleão Bonaparte

"Arte é aquilo em que o mundo se transformará, não aquilo que o mundo é" - Karl Marx

" A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena"

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" - Albert Einstein

" Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam" - Henry Ford

"Existe um lugar onde ninguém pode tirar você de mim. Este lugar chama - se pensamento.....E nele, você me pertence" - Charles Chaplin

"A maioria das pessoas só aprende as lições de vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro" - Napoleon Hill

"When life gives you a hundred reasons to cry, show life that you have a thousand reasons to smile"

"Be who you are and say what you feel, because thoso who mind don't matter and those who matter don't mind"

" As we grow up, we learn that even the one person that wasn't supposed to even let us down, probably will"

"Don't be afraid to take chances or fall in love and most of all, live in the moment because every second you spend angry or upset is a second of happiness you can never get back"

"Advice is what we ask for when we already know the answer but wish we didn't"

"Feelings chance, memories don't"

"When one door closes another opens; but we often look so long and so regretfully upon the closed door that we don't see the one that has opened for us"

"Never regret something that made you smile"

"Dream as if you'll live forever, live as if you'll die today"

"Just because it's not what you were expecting, doesn't mean it's not everything you've been waiting for"

"You are only young once, but you can be immature forever"





sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Conceitos de Geografia

Conceitos de Geografia:


Gráfico Termopluviométrico: São gráficos que permitem representar simultaneamente a variação da temperatura e da precipitação ao longo de um ano, num determinado local.




Climas Quentes: São climas de temperaturas elevadas, com médias anuais superiores a 20ºC. Os climas quentes subdividem - se em: Clima Equatorial; Clima Tropical Seco; Clima Tropical Húmido e Clima Desértico.


Clima Equatorial


  • Temperatura Média Anual - Igual ou superior a 25ºC
  • Amplitude Térmica Anual - Muito baixa, normalmente inferior a 3ºC
  • Temperatura médias mensais elevadas e praticamente constantes ao longo do ano
  • Precipitações abundantes e bem distribuídas ao longo do ano
  • Localiza - se numa faixa junto ao Equador, por exemplo, o Zaire, a Bacia do Amazonas e as ilhas situadas entre os oceanos Índico e Pacífico, na zona equatorial.
  • Formação vegetal dominante: Floresta Equatorial, pois o calor e a humidade intensos dão origem a uma formação vegetal muito densa, compacta e sempre verdejante.

Localização do Clima Equatorial

Clima Desértico



  • Amplitude Térmica Anual - Superior a 15ºC.
  • Temperatura ao longo do ano sempre elevadas
  • Precipitações raras e distribuídas de modo irregular
  • Localiza - se em latitudes sensivelmente entre os 15º e os 35º Norte e Sul. Abrange, por isso, áreas como, por exemplo, os desertos do Sara, da Namíbia (Calaári), do Atacama e do Grande Deserto Australiano.
  • Formação Vegetal Dominante: Desertos, pois a elevada temperatura e a escassez de precipitação tornam a vegetação muito dispersa, com alguns arbustos espinhosos (Cactos).
Localização do Clima Desértico

Clima Tropical Húmido


  • Amplitude Térmica Anual - Muito Baixa
  • Temperatura ao longo do ano sempre elevadas
  • Precipitações abundantes mas mal distribuídas ao longo do ano
  • Nº de meses húmidos superior ao nº de meses secos
  • Localiza - se em latitudes sensivelmente entre os 5º e os 12º de latitude Norte e Sul
  • Formação Vegetal Dominante: Savana, uma vez que a diminuição da precipitação, conduz à passagem da floresta equatorial para a savana.
Vegetação do Clima Tropical Húmido

Clima Tropical Seco


  • Amplitude Térmica Anual - Relativamente baixa
  • Temperatura ao longo do ano sempre elevadas
  • Precipitações fracas e concentradas numa época do ano
  • Nº de meses secos superiores ao nº de meses húmidos
  • Localiza - se em latitudes sensivelmente entre os 10º e os 12º e os 15º e os 18º de latitude Norte e Sul
  • Formação vegetal dominante: Estepe, onde a vegetação é constituída por tufos de ervas rasteiras, intercalados, de forma dispersa e por alguns arbustos espinhosos.

Localização do Clima Tropical Seco


Climas Temperados: Apresentam quatro estações do ano bem definidas e localizam - se sensivelmente entre as latitudes de 23º27' e os 66º33' norte e sul.

Clima Temperado Mediterrâneo



  • Temperatura Média - Do mês mais quente compreende entre 21 e os 27ºC e temperaturas máximas que podem atingir os 40ºC.
  • Amplitude Térmica Anual - Moderada, entre 6 e 17ºC
  • Invernos amenos e curtos (temperatura média do mês mais frio entre 6 e 10ºC)
  • Localiza -se nas áreas litorais sob influência do Mar Mediterrâneo, no Sudoeste da Austrália, na Califórnia e no Chile Central.
  • Formação vegetal dominante: Floresta Mediterrânea, sendo o sobreiro, a azinheira etc; as espécies mais representativas.

Localização do Clima Temperado Mediterrâneo

Clima Temperado Marítimo

  • Amplitude Térmica Anual - Fraca
  • Verões frescos (Temperatura média entre 15 e os 20ºC) e Invernos moderados (Temperatura média maior do que 5ºC)
  • Precipitações abundante e mais ou menos distribuída ao longo do ano
  • Localiza - se ao longo de uma faixa que abrange toda a Europa Ocidental, desde a Península Ibérica até à Noruega, nas costas Ocidentais da América do Norte, no Chile Meridional e na Nova Zelândia.
  • Formação vegetal dominante: Floresta caducifólia, constituída maioritariamente por árvores altas e de grandes folhas.
Localização do Clima Temperado Marítimo


Clima Temperado Continental

  • Amplitude térmica anual - Bastante elevada, superior a 20ºC (Chegando em algumas estações atingir os 40ºC)
  • Verões quentes, curtos e com precipitação
  • Invernos frios, longos e secos
  • Precipitação pouco abundante, com máximos no Verão.
  • Localiza - se às mesmas latitudes do clima Temperado Marítimo, mas no interior dos continentes
  • Formação vegetal dominante: Floresta Mista, composta por árvores de folha caduca de coníferas (árvores com a forma de cone), nomeadamente pinheiros, folhas persistentes, estreitas e pequenas.
Localização do Clima Temperado Continental
Clima de Altitude ou de Montanha

  • Amplitude Térmica Anual - Não muito elevada
  • Verões praticamente inexistentes
  • Invernos bastante frios
  • Precipitação abundante, ocorrendo, na maior parte do ano, sob a forma de neve.
  • Localiza - se dispersos pela superfície terrestre, e tanto surgem na região intertropical como nas regiões temperadas.
  • Formação vegetal dominante: Vegetação de montanha
Localização do Clima de Atitude ou de Montanha

Climas Frios: Localizam - se nas elevadas latitudes, apresentando temperaturas baixas ao longo de todo o ano devido à grande inclinação dos raios solares.


Clima Subpolar

  • Amplitude Térmica Anual - Relativamente acentuada
  • Verões pouco quentes e curtos (Temperaturas média mensal inferior a 18ºC)
  • Invernos prolongados e rigorosamente frios (durante cerca de seis a oito meses, a temperatura desde abaixo dos 0ºC)
  • Precipitação bastante reduzida e concentrada na época menos fria.
  • Localiza - se sensivelmente entre as latitudes 55º e 65ºN.  É próprio do Alasca, Labrador, Norte da Escandinávia até à Sibéria e Norte do Canadá.
  • Formação vegetal dominante: Floresta Boreal ou taiga, sendo constituída por coníferas, com predomínio para os pinheiros e os abetos.
Localização do Clima SubPolar

Clima Polar

  • Amplitude Térmica Anual - Muito elevada
  • Temperaturas médias mensais negativas na maior parte dos meses do ano
  • Precipitação anual reduzida, sendo mais abundante nos meses menos frios.
  • Localiza - se nas altas latitudes (70º a 80º) a norte dos continentes americano e asiático. Faz - se sentir também em grande parte da Gronelândia e na Antárctida.
  • Formação vegetal dominante: Tundra, constituída por uma vegetação rasteira, dominada por musgos, líquenes e fungos.
Localização do Clima Polar

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Independência dos EUA

Independência dos EUA

Declaração da Independência 

As 13 colónias norte - americanas estiveram submetidas ao Reino Unido  e eram obrigadas a abastecê - la de matérias - primas em troca de manufacturas. Mas, com o tempo, os interesses norte - americanos e os da metrópole tornaram - se antagónicos.

A 4 de Julho de 1776, o Congresso Continental adoptava em Filadélfia, a Declaração da Independência, que era um documento que declarava a independência das 13 colónias do Reino Unido, e bem como as justificativas para o ato.
 O dia 4 de Julho para os americanos é considerado um dia importante por trata - se do dia da Independência Americana. Thomas Jefferson, foi o principal autor da Declaração da Independência e foi um dos maiores presidentes que a América já teve.

Declaração da Independência de 1776, redigida por Thomas Jefferson

Guerra da Independência

A Ata de Quebec foi uma nova afronta para os norte - americanos. A guerra começou em 1775, quando um comandante britânico de Boston se apoderou, sem autorização e com violência, dos depósitos de armas. Em poucas semanas, o Congresso norte - americano decidiu criar um exercito. Depois da vitória americana na Batalha de Saratoga (1777), a França  aliou - se aos insurrectos, enquanto as outras potências europeias constituíam a Liga da Neutralidade Armada. A derrota britânica em Yorktown conduziu ao Tratado de Versalhes em 1783, que reconhecia a Independência dos Estados Unidos.



Constituição

A história norte - americana  propriamente dita, começou com a redação da Constituição, em 1787, aprovada dois anos mais tarde, e com a eleição de George Washington como presidente. A Magna Carta dotava o novo Estado de uma estrutura institucional muito original para a época, baseada na união federal e republicana. O governo federal exercia a soberania mas finanças gerais, alfândegas, diplomacia e defesa.  Estabeleceu - se, assim, a figura de um presidente comum, eleito por um período de quatro anos, renovável através do sufrágio universal indireto. Cada Estado da união podia ordenar políticas específicas próprias.