quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Glossário de História

Glossário de História


Regime Político - É o nome que se dá a um conjunto de instituições politicas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade.

Revolução Industrial - A Revolução Industrial teve início nos séc XVIII e XIX, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média, o artesanato era a forma de produzir mais utilizado (Trabalho Manual), na Idade Moderna tudo mudou. A Burguesia Industrial, ávida por maiores lucros,  menores custos e produção acelerada, buscou novas alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Com esta revolução apareceram novas fontes de energia: Electricidade e o Petróleo.

Revolução Agrícola - A Revolução Agrícola teve início no século XVIII, resulta na transformação da propriedade rural, na introdução de novas técnicas agrícolas, aumento da produção agrícola, melhorias na alimentação das populações e aumento da população, muito destas pessoas deslocaram - se para as cidades (Êxodo Rural).

Revolução dos Transportes - A Revolução dos Transportes começou em Inglaterra, pela utilização da máquina a vapor no barco e na locomotiva (Comboio). Através desta revolução foram extraídos factores favoráveis e desfavoráveis como os seguintes: Maior velocidade dos transportes de pessoas e mercadorias, maior transporte de alimentos e diminuição da fome, crescimento das cidades, aumento da criminalidade nas cidades e Aumento da emigração.

Capitalismo - É um sistema económico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Havia 3 tipos de capitalismo: Capitalismo Colonial, dinheiro feito com o comércio colonial, Capitalismo Industrial, dinheiro feito com as indústrias Têxteis e Metalúrgicas e o Capitalismo Financeiro, dinheiro que é depositado nos bancos é investido gerando mais dinheiro.

Burguesia - Classe social que surgiu na Europa, na idade média. A Burguesia é caraterizada por suas propriedades de capitais, sua relacionada "cultura" e a sua visão materialista do mundo.

Operariado - Conjunto de operários que trabalhavam nas fábricas.

Sindicato - Teve origem no fim do séc.XVIII e início do séc. XIX, durante a revolução industrial em Inglaterra. Sindicato foi criado para defender os direitos dos operários, e são normalmente, representados pelas diversas profissões existentes no mundo.

Socialismo - Surgiu no final do séc.XVIII, tendo o principal objetivo defender os operários. O Socialismo defende: Igualdade social, não havia diferenças sociais, coletivização dos meios de produção, deixa de haver patrões e empregados, e todos são donos das fábricas e a ditadura do proletariado, os operários passam a governar o país.

Realismo - Movimento Artístico surgido nas últimas décadas do século XIX, na Europa. Este movimento consistia na oposição ao Romantismo, era ligado à realidade e abordada temas sociais e um objetivo real.

Impressionismo - Movimento Artístico surgido na França, no século XIX, que criava uma nova visão conceitual da natureza. Pintores utilizavam pinceladas soltas dando o sentido de luz e movimento.

Arquitetura em Ferro - Nova Técnica de engenharia, surgiu devido à Revolução Industrial, em Inglaterra. Com esta técnica foram permitidas  o aumento de andares de edifícios, pois, estes eram revestidos em ferro e vidro, tornando as estruturas mais resistentes. 

Tratado de Tordesilhas - Este tratado foi assinado 1479, pelos portugueses e espanhóis, e estabelecia as seguintes condições: a divisão do mundo em duas partes, uma espanhola e uma portuguesa, a partir de um meridiano imaginário que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. 

Humanismo - Movimento cultural renascentista - filosófico, literário e artístico - que se interessa fundamentalmente pelo Homem, as suas caraterísticas e potencialidades. Apoia - se na cultura  clássica (Greco - Romana) que redescobriu e reinterpretou.

Individualismo - Corrente que defende para cada homem, a concretização das potencialidades e caraterísticas próprias e sobrevaloriza o papel do indivíduo na evolução das sociedades e da História.

Renascimento - Período da História entre os séculos XIV a XVI, surgido em Itália, este período foi marcado pela renovação de interesse pelo passado, mais propriamente, cultura clássica, no ramo da arte.

Heliocentrismo - É a teoria que defende que o Sol se encontra no centro do "Universo" e é a terra que se move, teoria defendida por Galileu, mas este teve recuar atrás por causa da Inquisição e Nicolau Copérnico.

Geocentrismo - É a teoria que defendia que a terra era fixa e que ocupava o centro do Universo, girado todos os astros à sua volta. Esta teoria foi defendida pelo Ptolomeu.

Teocentrismo - Corrente de pensamento e de conhecimento centrada na figura de Deus. Desenvolvida através de símbolos, de crenças, da fé e da religião.

Antropocentrismo - Corrente de pensamento e de conhecimento que explica o Mundo através das capacidades do Homem. Desenvolvida pelo Racionalismo e pelo Espírito Crítico.

Reforma Protestante - Movimento de protesto contra o Papa e a moral da Igreja Católica. Surgiu no século XVI com Martinho de Lutero, alastrando a toda a Europa, criando a maior divisão do Cristianismo e deu origem às igrejas protestantes hoje existentes.

Contra - Reforma - Movimento criado pelo Vaticano para combater o protestantismo, em prol da continuação da doutrina e os dogmas (princípios) da fé católica. Os seus poderes fiscalizadores foram reforçados pela Inquisição (Tribunal Eclesiástico) e o Index (Lista de Livros Proibidos).

Perspetiva - Arte de representar o espaço tal como se apresenta à vista, com tridimensionalidade e profundidade.

Sfumato - Técnica utilizada por Leonardo Da Vinci que consiste numa transição da Luz/Sombra tão gradual que tornava os contornos das formas quase imperceptíveis.

Modelados - É uma técnica utilizada na pintura para obter também a ilusão de volumetria, no desenho, este efeito é conseguido pelo o sombreado.

Velaturas - É uma técnica de pintura que assimula as transparências.

Antigo Regime - Expressão que designa o modo de vida caraterístico das populações Europeias durante os séculos XVI, XVII e XVIII, isto é, desde as descobertas marítimas até às Revoluções Liberais. Coincidiu  politicamente com as monarquias absolutas, economicamente com capitalismo comercial e socialmente com "Sociedade de Ordens".

Guerra dos 30 anos - Começou por ser uma rebelião entre protestantes e católicos. Acabou por se tornar uma guerra Europeia devido á intervenção da França e da Suécia, que pretendiam diminuir o poder da família dos Habsburgo.

Absolutismo - Regime Político caraterizado por uma monarquia em que o rei não está submetido a nenhum controlo e concentra em si todos os poderes. O seu poder é de origem divina.

Parlamentarismo - Regime Político em que os poderes executivo e legislativo estão nas mãos de uma assembleia constituída por representantes da sociedade.

Mercantilismo ou Capitalismo Comercial - É uma doutrina económica defendida por Colbert em França e Cromwell em Inglaterra. Consiste no reforço da intervenção do Estado na economia, de forma a acumular a maior riqueza possível em metais preciosos (Ouro e Prata). Por outro lado a balança comercial deverá ser favorável, com o valor das exportações superior ao das importações. Alguns estados praticaram o protecionismo ao lançar elevadas taxas sobre os produtos importados.

Sociedade de Ordens - Ordem social onde existem, de forma hierarquizada, três grupos bem definidos - Clero, Nobreza e Povo. Este tipo de sociedade foi mais forte nos regimes absolutistas.

Barroco - Estilo artístico correspondente ao século XVII e à primeira metade do século XVIII. Nasceu em Itália e difundiu - se pelos países católicos e mais tarde pelos protestantes. É o estilo do absolutismo e da contra - reforma. É caraterizado pela exuberância, pelo dramatismo, pela forte decoração traduzido num acumular de contrastes e formas.

Idade Contemporânea - Período da história que começou com a Revolução Francesa, em 1789, vindo até aos nossos dias.

Revoluções Liberais - Movimentações política militares, que em cada país, derrubaram o Absolutismo Monárquico e implantaram uma nova ordem política social do Liberalismo. Ocorreram entre o final do século XVIII e a 1ª metade do século XIX.

Liberalismo - Doutrina ou ideologia política centrada na defesa dos direitos e liberdades individuais, encarados como direitos naturais; deu origem a um sistema político  que marcou os estados europeus e americanos desde dos finais do século XVIII até século XX. Caraterizou - se pelas monarquias constitucionais  e repúblicas, pelo estabelecimento de sociedade de classes e pela liberdade produtiva e livre - concorrência.

Iluminismo - Valoriza o indivíduo pela sua inteligência ou razão. Defende que a razão humana, quando exercida em liberdade era o único meio para desvendar os segredos do Universo e construir o conhecimento sobre a Natureza, os homens e as sociedades. O conhecimento era o único meio para libertar a humanidade da servidão, dos preconceitos, dos erros e das injustiças. Era também o único caminho através da qual se poderia construir o progresso e o bem estar das pessoas, conduzindo - as à felicidade, considerada como um direito natural.



2 comentários: