quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Independência dos EUA

Independência dos EUA

Declaração da Independência 

As 13 colónias norte - americanas estiveram submetidas ao Reino Unido  e eram obrigadas a abastecê - la de matérias - primas em troca de manufacturas. Mas, com o tempo, os interesses norte - americanos e os da metrópole tornaram - se antagónicos.

A 4 de Julho de 1776, o Congresso Continental adoptava em Filadélfia, a Declaração da Independência, que era um documento que declarava a independência das 13 colónias do Reino Unido, e bem como as justificativas para o ato.
 O dia 4 de Julho para os americanos é considerado um dia importante por trata - se do dia da Independência Americana. Thomas Jefferson, foi o principal autor da Declaração da Independência e foi um dos maiores presidentes que a América já teve.

Declaração da Independência de 1776, redigida por Thomas Jefferson

Guerra da Independência

A Ata de Quebec foi uma nova afronta para os norte - americanos. A guerra começou em 1775, quando um comandante britânico de Boston se apoderou, sem autorização e com violência, dos depósitos de armas. Em poucas semanas, o Congresso norte - americano decidiu criar um exercito. Depois da vitória americana na Batalha de Saratoga (1777), a França  aliou - se aos insurrectos, enquanto as outras potências europeias constituíam a Liga da Neutralidade Armada. A derrota britânica em Yorktown conduziu ao Tratado de Versalhes em 1783, que reconhecia a Independência dos Estados Unidos.



Constituição

A história norte - americana  propriamente dita, começou com a redação da Constituição, em 1787, aprovada dois anos mais tarde, e com a eleição de George Washington como presidente. A Magna Carta dotava o novo Estado de uma estrutura institucional muito original para a época, baseada na união federal e republicana. O governo federal exercia a soberania mas finanças gerais, alfândegas, diplomacia e defesa.  Estabeleceu - se, assim, a figura de um presidente comum, eleito por um período de quatro anos, renovável através do sufrágio universal indireto. Cada Estado da união podia ordenar políticas específicas próprias.



Sem comentários:

Enviar um comentário